Oscar José Rill Pithan

Anuário Espírita - 1979

Nasceu a 16 de dezembro de 1879, na cidade de São Luiz Gonzaga das Missões, no Rio Grande do Sul. Estudou Filosofia e Direito Romano, formou-se em Farmácia, depois resolveu estudar Medicina, diplomando-se na turma dos médicos de 1912, com raro brilhantismo. Foi Professor Catedrático das Escolas de Medicina e Cirurgia e também da Cadeira de Homeopatia.

Ainda como estudante de medicina, abraçou o Espiritismo, quando assistindo a uma reunião mediúnica, um Amigo Espiritual comunicou-lhe que teria de fundar um Sanatório para Obsidiados e Doentes Mentais. Em 1912, juntamente com outros companheiros, fundou o Hospital Espírita de Porto Alegre, sendo aclamado o seu Presidente de Honra.

Batalhador de vanguarda no movimento espírita do RGS, era muito conhecido nos meios espíritas, pela liderança e apoio moral e material, sempre que se tratasse de algum empreendimento ditado pelos princípios da Terceira Revelação. As principais sociedades espíritas gaúchas, contaram com a sua colaboração. Viveu por vários anos na cidade de São Borja e foi médico particular da família do Presidente Vargas. Indicado, por várias vezes, para cargos políticos, declinou-se sempre dos honrosos convites, preferindo a Medicina e o Espiritismo, dos quais foi verdadeiro missionário.

Desencarnou aos 62 anos de idade, em 20 de junho de 1942, na cidade de Tupanciretã, Rio Grande do Sul. Por todos os lugares onde andou, deixou um rastro luminoso, como verdadeiro discípulo do Cristo. O seu enterro decorreu com maior simplicidade, de acordo com os seus últimos desejos, porém, não se pode evitar a imensa multidão que foi testemunhar toda gratidão ao apóstolo da caridade cristã.