Portal do Espírito

Mapa do Site | Pesquisa no Site
Página principal » Codificação » Revista Espírita » 1862

Sociedade Espírita de Constantina

Revista Espírita, agosto de 1862

Nota. Falamos da sociedade que se formou em Constantina sob o título de Sociedade Africana de Estudos Espíritas, e sob os auspícios da Sociedade de Paris. Transcrevemos adiante a comunicação que ela obteve pela sua instalação:

"Embora os trabalhos que vossa Sociedade fez até este dia não estejam inteiramente sem censuras, não queremos, entretanto, deter-nos nessas considerações, por causa da boa vontade que vos anima; temos antes conta da intenção do que dos fatos.

"Compenetrai-vos, antes de tudo, com a grandeza da tarefa que empreendestes, e fazei o quanto possível para levá-la a bom fim; não é senão com esta condição que podereis esperar ser assistidos pelos Espíritos superiores.

"Entremos agora na matéria, e vejamos se não cometestes algumas faltas. Primeiro, cometestes um grande erro em vos servir de todos os vossos médiuns para as comunicações particulares. O que é a evocação geral, se não é um apelo aos bons Espíritos de se comunicarem convosco. Pois bem! que fazeis? em lugar de esperar, depois da evocação geral, e de deixar aos bons Espíritos o tempo de se comunicar portal ou tal médium, segundo as simpatias que possam existir, passais imediatamente a evocações particulares. Sabei, pois, que não está aí o bom meio de ter comunicações espontâneas como as recebidas em outras sociedades. Assim, esperai um momento e recebereis as comunicações gerais, que sempre vos ensinarão algumas boas verdades. Podereis em seguida passar às evocações particulares; mas então, para cada uma, não vos servis senão de um único médium; não sabeis, pois, que não há senão os Espíritos realmente superiores que estão no caso de se comunicarem por vários médiuns ao mesmo tempo? Não façais, pois, servir senão um único médium para cada evocação particular, e se tendes dúvidas sobre a verdade das respostas obtidas, fazei então num outro dia uma evocação nova, empregando um outro médium.

"Não estais ainda senão no início da ciência espírita e não podeis dela tirar todos os frutos que ela concede aos seus adeptos experimentados; mas não percais a coragem, porque vos serão levados em conta os vossos esforços para vos melhorardes e propagar a vontade imutável de Deus. Avante, pois, e que o ridículo que encontrareis mais de uma vez sobre vosso caminho não vos faça desviar de uma linha de vossas crenças espíritas.

"JACQUES."

Os Espíritas de Constantina, tendo-nos rogado pedir a Santo Agostinho se consentia aceitar o patrocínio espiritual de sua Sociedade, este deu, a esse respeito, a comunicação seguinte.

(Sociedade de Paris; 27 de junho de 1862. - Médium, Sr. E.Vézy.)

Dirigindo-se primeiro aos membros da Sociedade de Paris, ele disse:

"Fizeram bem, nossos filhos da nova França, de se unirem a vós; fizeram bem em não destacar o talo do tronco. Permanecei sempre unidos, e os bons Espíritos estarão convosco." E continuou se dirigindo aos de Constantina;

Amigos, estou muito feliz de ser escolhido para ser vosso guia espiritual. Ligai-vos à Terra para a grande missão para regenerá-la, estou alegre de poder encorajar mais especialmente um grupo de pensadores ocupando-se da grande idéia, e de presidir aos seus trabalhos. Colocai, pois, meu nome na cabeça de vossos nomes, e os Espíritos de minha ordem virão expulsar os maus Espíritos que rondam sempre as portas das assembléias onde se discutem as leis da moral e do progresso. Que a fraternidade e a concórdia residam sempre entre vós. Lembrai-vos de que todos os homens são irmãos, e que o grande objetivo do Espiritismo é o de reuni-los um dia, numa mesma família, e fazê-los sentar todos ao redor da mesa do Pai comum: Deus.

Quanto esta missão é bela! Também com que alegria viemos a vós para vos fazer entender os decretos divinos; para vos revelar as maravilhas de além-túmulo! mas vós que já iniciastes nessas sublimes verdades, espalhai ao vosso redor a semente, a vossa recompensa será bela; dela experimentareis as primícias sobre a Terra. Que alegria! caminhai sempre no caminho do ensinamento, do amor e da caridade!

Pronunciai o meu nome com confiança em vossas horas de temor e de dúvida; logo vossos corações serão aliviados da amargura e do fel que possam levar neles.

Não esqueçais que estou sobre todos os pontos da Terra onde ouvis falar do apostolado evangélico; eu guardarei todos em minha alma para vos depositar um dia numa alma maior e mais forte. Estarei sempre convosco como estou aqui; minha voz terá para vós a doçura que lhe conheceis, porque não gosto nem dos acentos gritados, nem dos sons agudos. Ouvir-me-eis repetindo sem cessar: Amai-vos, amai-vos! Poupai-me de me armar com a vara com a qual é preciso atingir o mau; todavia, às vezes, é preciso, mas não sejais jamais desse número! Virá um tempo em que a Humanidade caminhará dócil sob a voz do bom pastor; sois vós, filhos, que deveis nos ajudar nessa regeneração, que deveis ouvir soar a sua primeira hora; porque eis o rebanho que se reúne e o pastor que chega.

Nota. O Espírito faz alusão a uma revelação de muito altíssima importância feita, pela primeira vez, num grupo espírita de uma pequena cidade da África, sobre os confins do deserto, por um médium completamente iletrado. Essa revelação, que nos foi imediatamente transmitida, nos chegou quase simultaneamente de diversos pontos da França, e do estrangeiro. Desde então numerosos documentos muito característicos e mais circunstanciados, vieram a dar-lhe uma espécie de consagração. Dele daremos conta quando chegar o momento de fazê-lo.

Trabalhai, pois, e tende coragem. Em vossas assembléias, discuti sempre friamente, sem arrebatamento; solicitai nossa opinião, nossos conselhos, a fim de não cairdes no erro, na heresia. Sobretudo não formuleis nem artigos de fé, nem dogmas; lembrai-vos que a religião de Deus é a religião do coração; que ela não tem por base senão um princípio: a caridade; por desenvolvimento: o amor da Humanidade.

Não abatais jamais o ramo do tronco; a árvore tem bem mais verdura com todos os seus ramos, e o ramo morre quando é separado do caule que o fez nascer. Lembrai-vos que Cristo compreendeu que seria preciso que sua Igreja fosse assentada sobre a mesma pedra para estar sólida, como ordenou ao Espiritismo de não ter senão uma única raiz, para que tenha mais força para penetrar sob todas as superfícies do solo, por áridas e ressecadas que seja.

Um Espírito encarnado foi escolhido para vos dirigir e vos conduzir; submetei-vos com respeito, não às suas leis, porque ele não ordena, mas aos seus desejos. Provareis aos vossos inimigos, por essa submissão, que tendes convosco o espírito de disciplina necessário para dar partida à nova cruzada contra o erro e a superstição, o espírito de amor e de obediência necessário para caminhar contra a barbárie. Envolvei-vos, pois, nesta bandeira da civilização moderna: o Espiritismo sob um único chefe, e derrubareis essas idéias formidáveis das cabeças extravagantes e suas grandes conseqüências, que é preciso aniquilar.

Esse chefe, não digo seu nome; vós o conheceis. Vede-o na frente; caminha sem temer as mordidas venenosas das serpentes e dos répteis da inveja e do ciúme que o cercam; ele permanecerá de pé, porque nós ungimos seu corpo para que seja sempre sólido e robusto. Segui-o, segui-o, pois; mas, em vossa caminhada, tempestades estourarão sobre as vossas cabeças, e alguns dentre vós não encontrarão ponto de refúgio para se colocar ao abrigo da tempestade! Que estes se resignem com coragem, como os mártires cristãos, e que pensem que a grande obra pela qual terão sofrido, é a vida, é o despertar das nações adormecidas, e que disso serão recompensados largamente, um dia, no reino do Pai.

SANTO AGOSTINHO.

Extraímos a passagem seguinte de uma carta que nos escreveu recentemente o presidente da Sociedade de Constantina:

"Preocupam-nos todos os habitantes europeus e mesmo indígenas; vários grupos se formaram fora de nós, e ocupa-se por toda parte do Espiritismo. A criação de nossa Sociedade terá tido, pelo menos por resultado, chamar a atenção sobre a ciência nova. Não deixamos, entretanto, de sentir alguns embaraços, mas estamos sustentados pelos Espíritos que nos exortam à paciência e nos dizem que essas são provas das quais a Sociedade sairá vitoriosa e mais forte, de alguma sorte. Tivemos também as oposições do exterior; o clero de uma parte, e as pessoas das mesquitas por outra, afirmam claramente que estamos colocados sob as inspirações de Satã, e que nossas comunicações vêm do inferno. Temos também contra nós os boêmios, aqueles que vivem de sensualismo, sem se ocuparem de sua alma; materialistas ou céticos que repelem tudo o que se relaciona a essa outra vida da qual não querem admitir a existência; fecham os olhos e os ouvidos, chamam-nos de charlatães e procuram nos asfixiar pela zombaria e pelo ridículo. Mas caminhamos sempre através de todos os espinhos; os médiuns não nos faltam, e todos os dias surgem novos e bem interessantes. Temos comunicações de diversas naturezas e de incidentes imprevistos, feitos para convencer as pessoas mais rebeldes, por exemplo, uma resposta em italiano por uma pessoa que não conhece essa língua; respostas à perguntas sobre a formação do globo por uma senhora médium que jamais estudou a geologia; um outro grupo recebeu comunicações poéticas cheias de encanto, etc."

Nota. - O diabo, como se vê, é também posto em causa pelos sacerdotes muçulmanos. É notável que os padres de todos os cultos lhe dêm tanto poder que não se sabe, verdadeiramente, a parte que deixam a Deus, nem como é preciso entender a sua onipotência; se ele é absoluto, o diabo não pode agir sem a sua vontade; se ele não é senão parcial, Deus não é Deus. Felizmente se tem mais fé em sua bondade 'infinita do que em sua vingança infinita, e o diabo é bem discreto desde que o fazem representar a comédia em todos os teatros, desde a farsa até a ópera; também seu nome, hoje, não tem mais efeito sobre as populações do que as imagens horrendas que os Chineses colocam sob suas muralhas para servirem de espantalho aos bárbaros europeus. Os progressos incessantes do Espiritismo provam que esse meio é ineficaz; far-se-á bem em procurar um outro.

Página principal | Mapa do Site | Pesquisa no Site
Creative Commons License