Espiritismo para Iniciantes

(Curso Básico de 8 aulas)
Projeto:
Grupo Espírita Bezerra de Menezes
São José do Rio Preto - SP
Coordenação e desenvolvimento:
Marilda Eunice Neves Huaixan
Versão 03.98 - Ampliada

Apresentação

"Agora vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas se é de Deus, não podereis destruí-los..." - (Atos, 5 - 38,39).

A Doutrina Espírita, também chamada de Espiritismo, foi codificada pelo professor francês Allan Kardec com o auxílio dos Espíritos superiores. Em diversas passagens do seu trabalho, o Codificador demonstra que a Doutrina é uma Ciência de estudos teóricos e observações práticas. Afirma que para se ter uma razoável idéia de seus princípios, são necessários anos de meditação e investigação dos fenômenos espirituais. O Espiritismo fundamenta-se em conceitos filosóficos abstratos, que exigem dos adeptos paciência e perseverança para serem bem compreendidos.

Seria pretensioso se neste curso rápido quiséssemos ensinar Espiritismo em algumas aulas. No Grupo Espírita Bezerra de Menezes, na cidade de São José do Rio Preto, SP, há vários anos temos tido experiências com escolas de desenvolvimento espiritual. Nos cursos anuais, destinados aos principiantes, observamos que ocorria uma certa evasão de alunos a partir do terceiro mês de estudos.

Analisando a razão disso, concluímos que existem alguns fatores essenciais que precisam ser levados em consideração, quando nos propomos a iniciar alguém no conhecimento espírita. O mais importante deles é a afinidade que o principiante possui com a Doutrina dos Espíritos. Há indivíduos que, devido a seus limites evolutivos, são totalmente refratários aos ensinamentos.

Um outro fator relevante a se observar é a maturidade do senso moral. Indivíduos que já apresentam esta característica absorvem os ensinamentos doutrinários com facilidade. Outros, mais imaturos, não os compreendem em profundidade. A maturidade do senso moral não depende do grau de instrução. Alguns homens cultos não conseguem conceber certas questões abstratas da Ciência Espírita, enquanto outros, menos instruídos, as compreendem perfeitamente. Allan Kardec, em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", capítulo XVII, item 4, num texto intitulado "Os Bons Espíritas", escreve sobre o assunto.

O Curso Básico de Espiritismo tem como meta oferecer às pessoas que se interessam pela Doutrina, uma oportunidade de entrarem em contato com seus princípios. Com método simples e objetivo, endereça o neófito à necessidade de aprofundamento na ciência do Espírito, o que poderá ser feito através dos livros básicos da Codificação kardequiana.

O Espiritismo é uma escola que ensina o homem a pensar. Neste curso básico vamos valorizar o diálogo, estimular as perguntas e esclarecer dúvidas à luz da Doutrina Espírita. Um ambiente fraterno e sincero durante as sessões de estudos será fundamental para um aprendizado proveitoso.

Seja bem vindo!

Índice

  1. Deus e a Criação
  2. As religiões
  3. Origem da Doutrina Espírita
  4. Reencarnação
  5. Mediunidade
  6. Os Fluidos
  7. O Passe
  8. A Obsessão
  9. Conclusão