Pioneiros do espiritismo

Cercle Spirite Allan Kardec

Eram todos Espíritas

Allan KARDEC : "1804 - 1869"
Pedagogo, médico, lingüista francês. Codificador e criador do espiritismo."Nascer, morrer, voltar a nascer e progredir sempre, tal é a lei"; "Todo efeito tem uma causa, todo efeito inteligente tem uma causa inteligente, a força da causa inteligente está em razão da grandeza do efeito".
Gabriel DELANNE : "1857-1926"
Engenheiro francês em eletricidade. Autor de obras espíritas. "Seria muito razoável negar sem ter estudado ?, ou mais prudente de submeter-se a os que hão verdadeiramente estudado com a prudência necessária ?".
Léon DENIS : "1846 - 1927"
Autodidata francês. Conferencista, autor de obras espíritas. "Para todos os que estudam os fenômenos espíritas com imparcialidade e sabem extrair as leis, estes fenômenos são realizados por entidades independentes, pelos espíritos mortos".
Camille FLAMMARION : "1842 - 1925".
Astrônomo francês, fundador da sociedade Astronômica da França. Autor de obras espíritas. "Afirmo que o que declara os fenômenos espíritas contrários à ciência, não sabe de que fala. em efeito, na natureza no existe nada de sobrenatural, há o desconhecido, mas o desconhecido de hoje se torna a verdade de manhã."
Gustave GELEY : "1868 - 1924"
Médico francês. Experimentador de fenômenos ectoplásmicos e criador do instituto metafísico de Paris. "O conhecimento das condições evolutivas (influencia do ambiente, luta pela vida, seleção natural), não pode excluir a idéia de causa primeira, nem de causa final."
Victor HUGO : "1802 - 1885".
Escritor francês espírita. "Evitar o fenômeno espírita, negar a atenção em que tem direto, é negar a a verdade".
William CROOKES : "1832-1919"
Professor, sábio, físico e químico britânico, membro da Royal Society. Experimentador de fenômenos ectoplásmicos e da força do pensamento. "Tenho observado a realidade dos fenômenos espíritas, e seria uma covardia moral recusar meu testemunho : Não digo que isso é possível, dito que isso é real".
Oliver LODGE : "1851-1940".
professor, físico britânico, reitor da universidade de Birmimgham. Autor de obras espíritas. "Me afirmo espiritista porque depois de mais de
20 anos de estudos, aceitei os fenômenos como uma realidade".
Thomas EDISON : "1847 - 1931"
Inventor americano (mais de 500 patentes). Espiritista que tentou inventar uma máquina para comunicar com o outro mundo. "Agora cheguei a ponto no qual me sinto obrigado, por uma comprovação positiva e depois de minhas investigações, de sustentar com firmeza a idéia que a vida existe depois da morte".
Arthur Conan DOYLE : "1859 - 1930"
Medico, escritor britânico (criador do personagem de Sherlock Holmes). Autor de obras espíritas. "Ou os observadores são mentirosos ou loucos, ou suas observações são verdadeiras. Quando digo que sem dúvida alguma vi minha mãe e meu sobrinho juntos em presença de testemunhas, depois de mortos, está claro que pertenço a uma ou a outra destas categorias. Deixo a os que conhecem o conjunto de minha obra a decisão".
Cesare LOMBROSO : "1835 - 1909"
Professor, criminólogo e psiquiatra italiano. "Se trata do espiritismo como de una superstição o que evita a reflexionar. Tenho vergonha de ter combatido a possibilidade dos fenômenos espíritas".

Ernesto BOZZANO : "1862 - 1943"
Estudioso da parapsicologia italiano. Autor de importantes obras espíritas.