- B -

Batedor - Qualidade de certos Espíritos. Os Espíritos batedores são os que revelam sua presença por meio de pancadas e de ruídos de diversas naturezas.

Bem [do latim bene]- 1. Qualidade atribuída a ações e obras humanas que lhes confere um caráter moral. 2. Tudo que beneficia e auxilia o progresso do homem do ponto de vista moral. 3. Favor, benefício.

Bicorporeidade [do latim bis + corporalitate] - Variação das manifestações visuais, quando o indivíduo se mostra simultaneamente em dois lugares diferentes. No primeiro lugar, com o corpo que tem a vida orgânica, mas em estado de êxtase; no segundo, com o corpo que tem a vida da alma. O primeiro corpo é real e o segundo uma aparência. Ao despertar do processo de transe, os dois corpos se reúnem e a vida da alma reentra no corpo material.

Boato [do latim boatu= mugido ou berro de boi] - 1. Notícia anônima e sem confirmação que ganha publicidade. 2. Falsidade maldosamente espalhada, zunzum, rumor, intriga, fofoca, falatório, mexerico, diz-que-diz-que.

Bom [do latim: bonu] - 1. Que tem todas as qualidades adequadas à sua natureza ou função. 2. Benévolo, bondoso, benigno. 3. Misericordioso, caritativo. 4. Que alcançou proficência, eficiente, competente, hábil; cumpridor de suas obrigações. 5. Agradável, aprazível.

Bondade [do latim: bonitate] - 1. Qualidade ou caráter de bom. 2. Benevolência, benignidade, brandura, indulgência.

Bônus-hora - Remuneração espiritual relativa a cada hora de serviço prestado nas colônias espirituais.