- G -

Gênio [do latim genius, formado do grego géinô= engendrar, produzir] – 1. Na linguagem espírita, é sinônimo de Espírito. Diz-se indiferentemente: Espírito familiar e gênio familiar, bom ou mau Espírito, bom ou mau gênio. 2. Homem capaz de criar ou de inventar coisas extraordinárias.

Gnomos [do grego gómon= conhecedor, hábil, formado de gnosko= conhecer] – Gênios inteligentes, que se supõe habitarem o interior da Terra. Pelas qualidades que lhe são atribuídas, pertencem à ordem dos Espíritos imperfeitos e à classe dos Espíritos levianos.

Gnose [do grego gnosis] - 1. Conhecimento, sabedoria. 2. Conhecimento esotérico e perfeito da Divindade, e que se transmite por tradição e mediante ritos de iniciação.

Guia [do francês guider, variante de guier= guiar] – 1. Aquele que mostra o caminho, cicerone. 2. De acordo com a Doutrina Espírita, é o Espírito ligado a um indivíduo ou a um grupo de pessoas, comprometido com o progresso de seus assistidos, sobre os quais tem maior hierarquia moral e espiritual. Ver: Anjo guardião, Guia Espiritual, Protetor.

Guia Espiritual - Ver Guia.