- V -

Vampirismo [do húngaro vampir e do francês vampire]Absorção das forças psíquicas de encarnados e desencarnados por parte de Espíritos obsessores. Ver: Parasitose.

Verdade [do latim veritate] - O que está em conformidade com o real; coisa verdadeira ou certa.

Vibração [do latim vibratione] - Movimento vibratório; oscilação.

Vício [do latim vitium= ausência de perfeição, defeito de formação] - A cada virtude corresponde, segundo certos moralistas, um defeito, uma falta (ou um excesso) que se lhe opõe e cuja criação definiria um vício.

Vidência [do latim vidente + -ia] – 1. Qualidade ou faculdade de vidente. 2. Pessoa que tem o uso da vista, em oposição a cego. 3. Para a Doutrina Espírita, é a faculdade que possuem alguns médiuns de ver com os olhos da alma. A visão geral e permanente dos Espíritos é excepcional e não está nas condições normais do homem.

Virtude [do latim virtus= coragem, força de alma] - Qualidade do sentimento e do comportamento de acordo com uma moral. A virtude pratica-se mais do que se define.

Volição [do latim escolástico volitione] - 1. Literalmente: querer, desejar, ter a intenção. 2. Designa um impulso consciente que leva a personalidade a pensar e realizar uma ação, para obter determinado fim.
Capacidade que um espírito tem de, sob certas condições e certo adiantamento moral, de poder transpor-se elevando-se do solo numa espécie de voô, daí o nome volitação e/ou volição.O espírito goza então de extrema liberdade, podendo transpor-se no mundo espiritual ao seu bel prazer. Porém, os que gozam dessa faculdade são aqueles espíritos já desapegados ou parcialmente desinteressados dos vínculos com a matéria e seus ilusórios prazeres. Os relatos vinculados com a volitação causam-nos extremo interesse e excitamento por se tratar, obviamente, de uma especialidade do espírito bastante prazerosa e portanto ambicionada. Porém se faz mister lembrar que essa capacidade só se apresenta em espíritos desapegados da matéria, de um certo grau de adiantamento moral. Porquanto espíritos ainda subjugados à matéria relacionam-se no mundo espiritual da mesma forma quando encarnados, ou seja se desejarem se transpor de um lugar ao outro, terão que o fazer, pelos seus própios meios, como se estivessem no mundo físico.

Vontade [do latim voluntate] - 1. Faculdade de mentalmente desejar um ato que pode ou não ser executado. 2. Sentimento que leva a pessoa a atingir o fim a que mentalmente se propôs.