Portal do Espírito

Mapa do Site | Pesquisa no Site
Página principal » Internet

Portal do Espírito Informa

Abril de 2003 N° 16 Ano 02

Portal do Espírito (www.espirito.ORG.br)

Nesta Edição

Conhecendo Melhor o Portal do Espírito (9)

Recebemos muita correspondência de pessoas pedindo uma infinidade de coisas, assim decidimos nesta edição mostrar o que podemos fazer e o que não podemos.

Um grande número de pessoas escreve pedindo ajuda para uma determinada palestra ou pesquisa. Dado o nosso ínfimo corpo de colaboradores, é-nos impossível fazer estas pesquisas, foi por isso que procuramos disponibilizar o maior número de ferramentas de apoio e pesquisa no site, para que cada um possa procurar o que deseja com facilidade.

Outra grande demanda é para informarmos sobre endereços de instituições espíritas. O mais interessante é que a maior parte destas pessoas esquece de dizer onde moram! De qualquer forma, não temos condições de manter um banco de dados com as milhares de casas espíritas do país, e menos ainda de conhecê-las. Para casos como estes sugerimos sempre a procura da federação espírita do estado daquela pessoa.

Finalmente há um enorme número de pedidos de preces, graças, promessas e afins. Informamos sempre que a Doutrina Espírita nos ensina que Deus não faz comércio, sendo nos concedido alguma coisa em função de nosso merecimento, que está ligado diretamente às nossas ações.

Vale sempre lembrar, não temos nenhuma casa associada ao nosso site, não mantemos nenhum outro tipo de atividade além da divulgação da Doutrina Espírita, por isso nos é impossível atender a demandas de comunicação com entes queridos que se foram, preces e outras atividades relacionadas a um Centro Espírita.

Esperamos com isso ter ajudado a esclarecer nossos visitantes, demonstrando que nossa recusa em atendê-los não reside em nenhum tipo de ação malévola, má vontade ou falta de caridade - como já formos muitas vezes acusados -, mas na simples impossibilidade de fazê-lo.

Volta ao início

Fale Conosco

O canal de comunicação com o Portal do Espírito, continua recebendo pedidos de orientação sob a visão da Doutrina Espírita. Neste mês destacamos mais duas solicitações.

Quem desejar pode entrar em contato conosco pelo e-mail: ajuda@espirito.com.br . Respondemos sempre, na medida que nossos recursos permitam.

Caso 1:

Boa tarde,

Gostaria de saber o q significa estas três questões:

Pecado da Alma
Pecado do Espírito
Pecado do Corpo
 

Obrigado ficarei aguardando o retorno.

Resposta:

Caro amigo,

Na Doutrina Espírita não existe o conceito de pecado, que é a violação de um conceito religioso, porque ela não tem dogmas, nossos atos simplesmente geram conseqüências, boas ou ruins, em função deles mesmos.
Existem normas, é claro, mas que não estão no Espiritismo e sim nas Leis de Deus, e que estão escritas no coração de cada um de nós.
Todos sabemos que é errado matar, mentir ou roubar, não precisamos ser ensinados a isso, e são estas leis que estão em nossa consciência, regulando nossas vidas.
Podemos, é claro, entender a palavra pecado no sentido literal, como sendo algo errado, e neste caso os resultados são sempre as conseqüências dos ditos "pecados" que nos punem, nesta ou em outras vidas.
Esperamos ter esclarecido.

Muita paz.

Caso 2:

Boa Tarde!!!

Sou admiradora da doutrina espírita, e no momento estou precisando imensamente da ajuda de vcs. Me encontro num momento excelente em minha vida, tenho um esposo maravilhoso, que me ama assim como eu o amo, porém vivo triste e depressiva...Realmente não tenho motivos para isso agora estou tomando calmantes e não quero entrar em processo de remédios, já que não resolvem...Me orientem por favor preciso de ajuda de orações...Como receber passes e onde aqui em minha cidade posso encontrar um lugar para aconselhamento.
Fico aguardando ansiosa por uma luz....
Me ajudem com urgência.....Por favor...
Assim seja..

Resposta:

Cara amiga,

Não sabemos onde mora, mas cremos que não será difícil encontrar uma casa espírita em sua cidade, procure na lista telefônica, fale com amigos e conhecidos, certamente conseguirá achar.
A procura da casa é importante porque o que vai ajudá-la é o trabalho. Em geral as entidades espíritas mantém atividades de auxílio aos necessitados, e é isso o que recomendamos.
Se não desejar trabalhar lá, procure outra, ou vá a qualquer lugar onde possa auxiliar quem tem maiores necessidades que você. Espalhe amor e compreensão, dê seu ombro para os sofredores, leve alegria para as crianças, e verá que a sua vida parecerá muito mais bela e brilhante do que sequer imaginava.

Muita paz.

Caso 3:

Caros Senhores,

Eu moro na França ha quase 6 anos, pois, eu conheci o meu marido em 1997 e desde 1998, que eu estou tentando engravidar, mas, não consigo. A única vez que eu consegui engravidar, em dezembro de 2000, eu abortei naturalmente, o que me frustrou demais. As vezes eu penso que é um castigo do céu, pois, eu já fiz 2 abortos no passado por minha própria vontade, eu gostaria de engravidar naturalmente, mais, Deus não quis me dar. Vou fazer um tratamento para engravidar, mais, não é exatamente o que eu queria, mas, como eu já tenho 41 anos, não vejo outra solução melhor. Vocês podem me dar uma ajuda espiritual?
Eu devo ter essa criança?
 

Resposta:

Cara amiga,

Deus não pune ninguém, não importa o que outros dizem, quem nos pune somos nós mesmos por nossa consciência.
Não se preocupe com o que fez ou deixou de fazer em seu passado, pense no presente e plante para seu futuro.
Dificuldades de engravidar são naturais e muitas mulheres passam por isso, faça o que achar necessário para atender ao seu desejo e ame muito esta criança que lhe for enviada.
A ajuda de que você precisa você mesma pode obter, ore a Deus, fale com ele, exponha seu coração e peça apoio e forças, certamente será atendida.

Muita paz.

Volta ao início

Mensagem Fraterna

CONQUISTANDO A PAZ

Existem tribulações e tribulações.

Para extinguir aquelas que conturbam a vida, comecemos a cooperar na construção da paz onde estivermos.

Necessitamos, porém, conhecer as farpas que entretecem as inquietações que nos predispõem ao desequilíbrio e ao sofrimento.

Vejamos algumas:

a queixa contra alguém;

a reclamação agressiva;

o palavrão desatado pela cólera

a resposta infeliz;

a frase de sarcasmo;

o conceito depreciativo;

o apontamento malicioso;

o gesto de azedume;

a crítica destrutiva;

o grito de desespero;

o pensamento de ódio;

a lamentação do ressentimento;

a atitude violenta;

o riso escarninho;

a fala da irritação;

o cochicho do boato;

o minuto de impaciência;

o parecer injusto;

a pancada verbal da condenação.

*

Cada espinho invisível a que nos reportamos é comparável à chispa capaz de atear o incêndio da discórdia.

E ganhar a discórdia não aproveita a pessoa alguma.

*

Tanto quanto possível, aceitemos as tribulações que a vida nos reserve e saibamos usar o amor e a tolerância, a paciência e o espírito de serviço para que estejamos realmente conquistando os valores e bênçãos da paz.

*

Não esperes que o próximo te solicite cooperação. Colabora voluntariamente, na certeza de que estarás realizando valiosas sementeiras de trabalho e de amor, na construção do futuro melhor.

* * *


Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Paciência.
Ditado pelo Espírito Emmanuel.
CEU, 1983.
 

Volta ao início

Acessórios

Destacamos para este mês o artigo de Grupo Espírita Apóstolo Paulo sobre comunicação.

Como falar ao Público no Centro Espírita

Grupo Espírita Apóstolo Paulo

A Doutrina Espírita, como pudemos observar na orientação do Espírito de Verdade, busca antes de mais nada o esclarecimento de seus adeptos. O espírita sabe que somente há duas formas de conseguir o desejado progresso espiritual, motivo de nossa existência terrena: a prática do amor e o desenvolvimento da inteligência.
O centro espírita tem papel fundamental nesse sentido. É nele que os seguidores do Consolador Prometido por Jesus encontrarão as orientações necessárias para vencer as dificuldades da vida, alimentando o ânimo e obtendo consolação de suas angústias.
Para isso, a casa espírita conta com um precioso método: a palestra.
É durante as explanações doutrinárias que o indivíduo fará uma viagem dentro de si mesmo, auto-analisando-se e criando as condições propícias para receber o amparo dos amigos espirituais.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados pelo palestrante e pelo próprio núcleo, visando um bom aproveitamento deste momento reflexivo dos assistentes.

  • Ambiente: procure deixar o ambiente onde se realiza a palestra o mais agradável possível. Deve ser arejado, bem iluminado e limpo. As cadeiras ou bancos precisam estar bem conservadas, evitando aquele ranger desconcentrante. Evite colocar fundo musical durante a palestra. Isso pode tirar a atenção do ouvinte.
  • Tema: o assunto a ser comentado deve abranger os aspectos básicos da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus. Evite aprofundar-se demais. Boa parte do público geralmente está vindo na casa pela primeira vez e talvez nunca tenha ouvido falar direito o que é Espiritismo. Os estudos específicos, que devem fazer parte dos trabalhos da casa, servem para se discutir assuntos mais profundos.
  • Tempo: 30 a 40 minutos são suficientes para dirigir-se ao público. Mais do que isso, torna-se cansativo. O povo começará a bocejar, incomodar-se na cadeira, e a palavra do orador passará a ser improdutiva. Lembremos: concisão é um atributo dos Espíritos esclarecidos. Transmita muito, falando pouco.
  • Oratória: utilize um palavreado correto, mas simples. De que adianta rebuscar a palestra se apenas alguns dos ouvintes a entenderão? O apóstolo Paulo já dizia, na I Epístola aos Coríntios, capítulo XIV, versículo 14, que nada adianta falarmos o que os outros não entendem, pois nossa palavra não estará dando frutos.
  • Fale pausadamente: a boa dicção ajudará o ouvinte a absorver melhor os princípios abordados. Não tenha pressa, controle a respiração, mas também não fale como se estivesse preocupado em demasia. Seja natural, alterne os tons de voz, para não ficar maçante, dando ênfase em algumas frases e sendo pausado em outras.
  • Desça do pedestal: há alguns oradores que fazem suas palestras de dedo em riste, como se fossem os donos da verdade. É essencial que o orador coloque-se como participante da orientação dada. Ou seja, mostrar que aquilo que fala também serve para ele próprio. O público ficará mais à vontade e o expositor atrairá simpatia, pois será visto como uma pessoa que tem defeitos como qualquer outra, mas está buscando corrigir-se.
  • Sentimento: mais importante do que qualquer outra dica é estarmos vivenciando aquilo de que estamos falando. A prática do que ensinamos é a força moral que se necessita para atingir o coração e a razão do assistente. O orador que só fala, mas não age, é semelhante à figueira estéril da parábola de Jesus (Evangelho de Marcos, capítulo XI, versículos 12 a 23), que deixa de dar o seu fruto quando é exigida. Ao exemplo, então.

Copyright by Grupo Espírita Apóstolo Paulo

Volta ao início

O Melhor do Site

Destacamos neste mês material relacionado a pergunta sempre recorrente em nosso correio.

Vamos fazer o jogo do copo

José Lucas

A espiritualidade vai despertando cada vez com mais força junto dos jovens. A vontade de falar com os espíritos é grande e por vezes metem-se em aventuras que podem ser perigosas, como o jogo do copo.

05h10 da manhã. O telefone tocou! Alvoroço em casa, pensa-se logo o pior! Quem terá morrido? Quem terá tido um acidente? Ou seria alguma chamada urgente do trabalho? Ou alguma brincadeira de mau gosto por parte de quem tem insónias? Não, não era brincadeira. O telefonema era a sério.

Uma amiga nossa, de 15 anos de idade, de uma cidade vizinha, estava do outro lado da linha, num descontrole nervoso por demais evidente. A história conta-se em breves pinceladas.

Sofia, de 15 anos de idade, tinha feito uma sessão mediúnica para tentar falar com os espíritos, e assim tentar saber notícias do seu primo, há cerca de dois anos desencarnado (falecido) num desastre de moto. Juntou-se mais uns amigos e já não era a primeira vez que o faziam. À volta de uma mesa utilizavam o jogo do copo, com um abecedário em volta, a palavra sim e não, números de 0 a 9 e invocavam a presença de pessoas já falecidas. Nessa noite, Sofia vira o copo a mexer, (como aliás das outras vezes) e ao perguntarem quem estava presente a resposta fora: "Satanás". Entre outras "revelações" chocantes, acabaram por terminar o jogo.

Ela, Sofia, ficou assustadíssima, não conseguia dormir, pois acreditava que tinha comunicado com o Satanás.

O Espiritismo precisa ser estudado... como aliás, qualquer outra ciência

Lá lhe explicámos que o Satanás não existe, que diabos somos nós quando praticamos o mal, quando odiamos, matamos, etc. Foi-lhe igualmente explicado que não acreditasse no que fora dito pois eram espíritos galhofeiros, que pretendiam assim explorar a credulidade alheia para se divertirem com a inexperiência desses jovens. Com um pouco de tempo, a jovem lá se acalmou sob juras de nunca mais voltar a fazer tal brincadeira.

Temos recebido na associação onde colaboramos, nas Caldas da Rainha, na Associação Cultural Espírita, muitos reportes de jovens que aparecem perturbados depois de fazerem o jogo do copo.

Aconselhamos vivamente a que não o façam, pois podem correr sérios riscos de perturbação espiritual.

O contacto com o mundo espiritual é perfeitamente natural e normal, mas, como tudo na vida, obedece a certas normas de segurança que urge conhecer. Não pegamos num automóvel sem aprender a conduzir, não nos submetemos a um exame escolar sem estudar previamente. Também assim, quem pretende comunicar com o mundo espiritual pode fazê-lo, mas deve estudar primeiro, informar-se e depois, dentro de certas condições de segurança então poderá efectuar esses contactos normalmente.

Aconselhamos seriamente as pessoas a estudarem os livros de Allan Kardec , nomeadamente «O Livro dos Médiuns» que explica todas as nuanças desta actividade. Igualmente se aconselha que as pessoas interessadas neste intercâmbio, se dirijam a uma associação espírita, se informem, e apenas pratiquem a mediunidade dentro da associação espírita, onde o podem fazer em segurança, se aí não houver qualquer tipo de interesse e / ou comércio.

O contacto com o mundo espiritual é perfeitamente natural e normal, mas, como tudo na vida, obedece a certas normas de segurança que urge conhecer.

O Espiritismo é uma doutrina universalista, e como tal, qualquer pessoa pode dentro dos parâmetros de segurança que Allan Kardec estabeleceu em «O Livro dos Médiuns», comunicar com o mundo espiritual, o que lhe confere a autenticidade do fenómeno, já que não depende da crença no espiritismo ou em outra corrente filosófica e / ou religiosa para que se obtenham resultados.

No entanto, reforçamos, não o devem fazer nas escolas, em casa, por curiosidade ou divertimento (cujas consequências podem ser perigosas) mas sim devem contactar uma associação espírita, estudarem, e aí sim, quando tiverem oportunidade, integrarem-se nas suas actividades (não correndo assim qualquer risco).

O Espiritismo é uma doutrina muito lógica, que corresponde às expectativas de todos nós, explicando o porquê da vida, das suas dissemelhanças bem como abrindo novos horizontes para o porvir do homem. No entanto, como qualquer outra ciência, ele tem de ser... estudado. E , para isso, não há nada melhor do que começar pelo «O Livro dos Espíritos», «O Evangelho segundo o Espiritismo», «O Livro dos Médiuns», «A Génese» e «O Céu e o Inferno», todos eles de Allan Kardec.

Volta ao início

Expediente

Este boletim foi distribuído para 4.501 e-mails.

Todos os boletins passados podem ser vistos no endereço:

http://www.espirito.org.br/portal/internet/boletim.html

Para cancelar o recebimento do boletim, basta enviar mensagem em brando ao endereço:

"boletim-unsubscribe@topica.com" (sem as aspas).

Volta ao início

Página principal | Mapa do Site | Pesquisa no Site
Creative Commons License