Anjos da Guarda. Espíritos Protetores, Familiares e Simpáticos

"O Livro dos Espíritos" - Questões 489 a 499

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Andreia Azevedo - Safiri
Osasco - São Paulo
16/06/2001

Dirigente do Estudo da Noite:

MBueno

Oração Inicial:

Mbueno:

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àqueles que passam pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus ! Dai ao viajor a estrela guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai ! Dai ao culpado o arrependimento,
ao Espírito a Verdade,
à criança o guia,
ao órfão o pai.
Senhor !
Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor,
para aqueles que vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé. Deus !
Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão,
todas as dores se acalmarão.
Um só coração,
um só pensamento subirá até vós,
como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha,
nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade,
oh! Beleza,
oh! Perfeição,
e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus !
dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem.

(Prece de Cáritas)

Mensagem Introdutória:

ANJOS GUARDIÕES

Os anjos guardiões são embaixadores de Deus, mantendo acesa a chama da fé nos corações e auxiliando os enfraquecidos na luta terrestre. Quais estrelas formosas, iluminam as noites das almas e atendem-lhes as necessidades com unção e devotamento inigualáveis. Perseveram ao lado dos seus tutelados em toda circunstância, jamais se impacientando ou os abandonando, mesmo quando eles, em desequilíbrio, vociferam e atiram-se aos despenhadeiros da alucinação.

Vigilantes, utilizam-se de cada ensejo para instruir e educar, orientando com segurança na marcha de ascensão. Envolvem os pupilos em ternura incomum, mas não anuem com seus erros, admoestando com severidade quando necessário, a fim de lhes criarem hábitos saudáveis e conduta moral correta.

São sábios e evoluídos, encontrando-se em perfeita sintonia com o pensamento divino, que buscam transmitir, de modo que as criaturas se integrem psiquicamente na harmonia geral que vige no Cosmo. Trabalham infatigavelmente pelo Bem, no qual confiam com absoluta fidelidade, infundindo coragem àqueles que protegem, mantendo a assistência em qualquer circunstância, na glória ou no fracasso, nos momentos de elevação moral e naqueloutros de perturbação e vulgaridade.

Nunca censuram, porque a sua é a missão de edificar as almas no amor, preservando o livre-arbítrio de cada uma, levantando-as após a queda, e permanecendo leais até que alcancem a meta da sua evolução.

Os anjos guardiões são lições vivas de amor, que nunca se cansam, porquanto aplicam milênios do tempo terrestre auxiliando aqueles que lhes são confiados, sem se imporem nem lhes entorpecerem a liberdade de escolha. Constituem a casta dos Espíritos Nobres que cooperam para o progresso da humanidade e da Terra, trabalhando com afinco para alcançar as metas que anelam.

Cada criatura, no mundo, encontra-se vinculada a um anjo guardião, em quem pode e deve buscar inspiração, auscultando-o e deixando-se por ele conduzir em nome da Consciência Cósmica. Tem cuidado para que te não afastes psiquicamente do teu anjo guardião.

Ele jamais se aparta do seu protegido, mas este, por presunção ou ignorância, rompe os laços de ligação emocional e mental, debandando da rota libertadora. Quando erres e experimentes a solidão, refaze o passo e busca-o pelo pensamento em oração, partindo de imediato para a ação edificante.

Quando alcances as cumeadas do êxito, recorda-o, feliz com o teu sucesso, no entanto preservando-te do orgulho, dos perigos das facilidades terrestres. Na enfermidade, procura ouvi-lo interiormente sugerindo-te bom ânimo e equilíbrio. Na saúde, mantém o intercâmbio, canalizando tuas forças para as atividades enobrecedoras.

Muitas vezes sentirás a tentação de desvairar, mudando de rumo. Mantém-te atento e supera a maléfica inspiração. O teu anjo guardião não poderá impedir que os espíritos perturbadores se acerquem de ti, especialmente se atraídos pelos teus pensamentos e atos, em razão do teu passado, ou invejando as tuas realizações... Todavia te induzirão ao amor, a fim de que te eleves e os ajudes, afastando-os do mal em que se comprazem. O teu anjo guardião é o teu mestre e amigo mais próximo. Imana-te a ele.

Entre eles, os anjos guardiões e Deus, encontra-se Jesus, o Guia perfeito da humanidade. Medita nas Suas lições e busca seguir-Lhe as diretrizes, a fim de que o teu anjo guardião te conduza ao aprisco que Jesus levará ao Pai Amoroso.

Joanna de Ângelis
Do Livro: Momentos Enriquecedores
Psicografia: Divaldo Pereira Franco
Editora: Leal

Exposição:

Safiri:

Boa noite queridos amigos. Que a paz e o amor incondicional de nosso mestre Jesus esteja entre nós. Os Anjos da Guarda são espíritos protetores de ordem elevada que estão sempre próximos e velando por nós , fazendo com que do bom caminho sempre nos aproximemos e o sigamos.

A todo o momento eles nos inspiram com seus bons conselhos. Depende sempre única e exclusivamente de nós para que sua presença e boas instruções alcance-nos. Esses bons espíritos ou anjos da guarda , ligam-se a nós a partir de nosso nascimento. Porém , nós em nosso orgulho e vaidade muitas vezes acabamos por escolher os maus espíritos como nossos instrutores do dia a dia.

Isso porque somos incapazes ainda de caminhar pelo bom caminho com resignação deixando com que a vaidade, orgulho, promiscuidade, a busca pelo materialismo sejam nossos aliados em detrimento ao amor incondicional , a caridade e humildade. Então o que decorre disso é que o anjo da guarda acaba se afastando de nós. Porém no primeiro sinal nosso de solicitação a sua ajuda , eles se farão presentes.

Acompanhemos o que Santo Agostinho nos fala sobre esse nossos amigos: "É uma doutrina, esta, dos anjos guardiões, que, pelo seu encanto e doçura, devera converter os mais incrédulos. Não vos parece grandemente consoladora a idéia de terdes sempre junto de vós seres que vos são superiores, prontos sempre a vos aconselhar e amparar, a vos ajudar na ascensão da abrupta montanha do bem; mais sinceros e dedicados amigos do que todos os que mais intimamente se vos liguem na Terra?

Eles se acham ao vosso lado por ordem de Deus. Foi Deus quem aí os colocou e, aí permanecendo por amor de Deus, desempenham bela, porém penosa missão.

Sim, onde quer que estejais, estarão convosco. Nem nos cárceres, nem nos hospitais, nem nos lugares de devassidão, nem na solidão, estais separados desses amigos a quem não podeis ver, mas cujo brando influxo vossa alma sente, ao mesmo tempo que lhes ouve os ponderados conselhos. Ah! se conhecêsseis bem esta verdade! Quanto vos ajudaria nos momentos de crise! Quanto vos livraria dos maus Espíritos! Mas, oh! Quantas vezes, no dia solene, não se verá esse anjo constrangido a vos observar: Não te aconselhei isto? Entretanto, não o fizeste.

Não te mostrei o abismo? Contudo, nele te precipitaste! Não fiz ecoar na tua consciência a voz da verdade? Preferiste, no entanto, seguir os conselhos da mentira! Oh! Interrogai os vossos anjos guardiões; estabelecei entre eles e vós essa terna intimidade que reina entre os melhores amigos.

Não penseis em lhes ocultar nada, pois que eles têm o olhar de Deus e não podeis enganá-los. Pensai no futuro; procurai adiantar-vos na vida presente.

Assim fazendo, encurtareis vossas provas e mais felizes tornareis as vossas existências. Vamos, homens, coragem! De uma vez por todas, lançai para longe todos os preconceitos e idéias preconcebidas.

Entrai na nova senda que diante dos passos se vos abre. Caminhai! Tendes guias, segui-los, que a meta não vos pode faltar, porquanto essa meta é o próprio Deus.

Aos que considerem impossível que Espíritos verdadeiramente elevados se consagrem a tarefa tão laboriosa e de todos os instantes, diremos que nós vos influenciamos as almas, estando embora muitos milhões de léguas distantes de vós. O espaço, para nós, nada é, e não obstante viverem noutro mundo, os nossos Espíritos conservam suas ligações com os vossos.

Gozamos de qualidades que não podeis compreender, mas ficai certos de que Deus não nos impôs tarefa superior às nossas forças e de que não vos deixou sós na Terra, sem amigos e sem amparo. Cada anjo de guarda tem o seu protegido, pelo qual vela, como o pai pelo filho. Alegra-se, quando o vê no bom caminho; sofre, quando lhe ele despreza os conselhos. Não receeis fatigar-nos com as vossas perguntas. Ao contrário, procurai estar sempre em relação conosco. Sereis assim mais fortes e mais felizes.

São essas comunicações de cada um com o seu Espírito familiar que fazem sejam médiuns todos os homens, médiuns ignorados hoje, mas que se manifestarão mais tarde e se espalharão qual oceano sem margens, levando de roldão a incredulidade e a ignorância.

Homens doutos, instruí os vossos semelhantes; homens de talento, educai os vossos irmãos. Não imaginais que obra fazeis desse modo: a do Cristo, a que Deus vos impõe. Para que vos outorgou Deus a inteligência e o saber, senão para o repartirdes com os vossos irmãos, senão para fazerdes que se adiantem pela senda que conduz à bem-aventurança, à felicidade eterna? " É preciso se tomar muito cuidado. Os espíritos inferiores unem-se para anular as forças de nosso anjo guardião. E então nos lamentamos pela má sorte.

Ora! Como podemos ser tão ingênuos a ponto de acreditarmos nas inspirações inferiores ? Creio , o caminho da ilusão faz com que fechemos nossos ouvidos e olhos.

Pois acreditar na felicidade temporária é o grande objetivo dos espíritos inferiores para nos enfraquecer e aniquilar nossas almas , tornando-nos assim mais um ente dos seus trabalhos. Isso é muito triste e muito sério também. Porém, depende de nós e do nosso desejo que esse anjo guardião esteja ao nosso lado sempre. Não caminhar por caminhos duvidosos é uma arma nossa contra esses seres inferiores.

Confiemos então em nosso anjo guardião que sempre ao nosso lado se faz presente. Nos orientando , nos inspirando e nos dando auxílio em nossa jornada terrena. Como diz o LE ainda: "Nada tem de surpreendente a doutrina dos anjos guardiões, a velarem pelos seus protegidos, mau grado à distância que medeia entre os mundos. É, ao contrário, grandiosa e sublime. Não vemos na Terra o pai velar pelo filho, ainda que de muito longe, e auxiliá-lo com seus conselhos correspondendo-se com ele?

Que motivo de espanto haverá, então, em que os Espíritos possam, de um outro mundo, guiar os que, habitantes da Terra, eles tomaram sob sua proteção, uma vez que, para eles, a distância que vai de um mundo a outro é menor do que a que, neste planeta, separa os continentes?

Não dispõem, além disso, do fluido universal, que entrelaça todos os mundos, tornando-os solidários; veículo imenso da transmissão dos pensamentos, como o ar é, para nós, o da transmissão do som? " LE.

Lembrem-se sempre: Onde quer que estejamos , independente do grau de dificuldade de nossos problemas e dores, se chamarmos por nossos amigos da espiritualidade maior, Deus na Sua infinita bondade permitirá sermos socorridos. Somos nós que afastamos nossos bons amigos através de nossas maldades, orgulho e vaidade.

Sigamos então o exemplo de Jesus e vivamos dentro do amor e da caridade. Humildade e resignação. Nada ocorre sem a permissão de Deus nosso amado Pai. E Ele na sua infinita bondade nos da mecanismos para encontrarmos o bom caminho.

Eu , sempre que em grandes dúvidas me encontro , recorre a uma prece que consta do ESE "No momento de dormir". Vejam como presente está essa prece em nosso estudo dessa noite : "Minha alma vai estar por alguns instantes com os outros Espíritos. Venham os bons ajudar-me com seus conselhos. Faze, meu anjo guardião, que, ao despertar, eu conserve durável e salutar impressão desse convívio." Nós já estudamos aqui, a poucos sábados atrás , sobre o sono e como nossos espíritos reagem a ele. O sono, nada mais é do que um bem para o corpo . E do espírito se assim soubermos aproveitar.

O sono é o momento em que nos recuperamos de um dia turbulento. Porém , nossos espíritos estão longe de adormecer. Nossos espíritos procuram lugar e outros espíritos ao qual se afinizam. É , nesse momento, um momento em que podemos trazer conosco boas instruções. Façamos uso das ferramentas.

Pedir ao nosso anjo guardião nos guiar durante a temporária liberdade de nossa almas para seguir ao encontro dos bons espíritos é salutar para nossas respostas as aflições ou consolo diante de situações que temos que passar.

Vejamos, então, meus amigos, como Deus se faz presente nas mais variadas formas. Nós temos a que recorrer. Abramos nossos corações e almas para que em sintonia sempre possamos estar com nosso Anjo Guardião que por amor , bondade ou missão decidiu aceitar a tarefa de nos guiar pelo mundo nessa nossa encarnação.

Obrigada (t)

Perguntas/Respostas:

01. <Div> Excelente exposição amiga
gostaria, se possível, que me explicasse duas coisas donde procedem nossos desvios do caminho reto, e em que situações nossos anjos de guarda se afastam de nós, o limite, e quando retornam (t)

<Safiri> Ola Div
Nossos desvios do caminho reto se procedem a partir do momento que deixamos de vigiar. Quando nos deixamos nos levar por um impulso através de sentimentos inferiores, somos alvos de espíritos infelizes que de nós se aproximam para nos desviar de nosso caminho frente a evolução. Os anjos de guarda se afastam quando percebem que não conseguem mais falar ao nosso pensamento, tamanho o embrutecimento a que estamos submetidos. O limite é exatamente quando eles perceberem que voltamos a "escutar" suas sugestões em nossa mente Também é este o momento em que retornam (t)

02. <kkatia> eu gostaria de esclarecer se os anjos guardiões são sempre espíritos superiores, e não o sendo como podem nos ajudar?

<Safiri> A maioria das vezes os anjos guardiões NÃO SÃO espíritos superiores. São espíritos superiores ao nosso estado de evolução, sem necessariamente serem espíritos superiores. Muitos estão em estado ligeiramente superior ao nosso nível moral e intelectual, tal qual um pai está para uma filho ainda criança. Se isto ocorresse, ele não nos poderia ajudar mais diretamente como se espera de nosso anjo guardião. Se nosso espírito guardião estivesse em um patamar de elevação muito alto, tremendamente além de nós mesmos, não conseguiríamos perceber-lhe as impressões Se isto ocorresse, ele não nos poderia ajudar mais diretamente como se espera de nosso anjo guardião. O nosso espírito guardião É SEMPRE superior a nós mesmos, tanto em moralidade quanto em inteligência, sem sobretudo, ser NECESSARIAMENTE um espírito Superior (t)

03. <Div> Se nosso espírito guardião estivesse em um patamar de elevação muito alto, tremendamente além de nós mesmos, não conseguiríamos perceber-lhe as impressões .Qual a diferença entre espíritos protetores e espíritos superiores, dentro da escala espírita?(T)

<MBueno> 111. Segunda classe. ESPÍRITOS SUPERIORES. - Esses em si reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade. Da linguagem que empregam se exala sempre a benevolência; é uma linguagem invariavelmente digna, elevada e, muitas vezes, sublime. Sua superioridade os torna mais aptos do que os outros a nos darem noções exatas sobre as coisas do mundo incorpóreo, dentro dos limites do que é permitido ao homem saber. ... todos os BONS ESPÍRITOS já podem ser guardiões! (t)

03. <|Liana|> Além de nossos anjos guardiões, outros espíritos amigos estão sempre nos orientando...Assim, como saber, se tais espíritos nos dão conselhos corretos, se não sabemos ao certo sua origem ou suas intenções? (t)

<Safiri> Oi Liana
Uma simples resposta é "Os maus espíritos não nos dão bons conselhos" É necessário, portanto observarmos que tipo de inspirações nos são trazidas as nossas mentes. Creio ser esse o melhor método de identificação (t)

04. <|Liana|> Nosso Anjo da Guarda é nosso Mentor Espiritual? Durante nossa encarnação, mudamos de Anjo da Guarda? (t)

<Safiri> Podem ser espíritos diferentes a ocupar tais funções 2E muitas vezes assim é
Em geral nosso anjo guardião é superior ao nosso mentor espiritual, mas isto não constitui regra e não há muito na codificação sobre isto. Sim, podemos mudar de anjos guardiões sim, principalmente quando o nosso for convocado para alguma missão, o que é bastante comum (t)

Oração Final:

Winnie:

Deus, que é meu, como é de todos
eu gostaria de agradecer em nome de todos os que estão aqui neste momento pela oportunidade de aprender cada vez mais os teus ensinamentos, que nos são passados através dos espíritos superiores aqui neste canal de estudos
peço licença para usar as palavras que Jesus, com humildade nos ensinou: Pai nosso, que estais no céu
santificado seja o vosso nome
venha a nós o vosso reino
seja feita a tua vontade
assim na Terra, como no céu
O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje.
Perdoa as nossas ofensas, assim que perdoarmos as ofensas do próximo Livre-nos da tentação dos nossos irmãozinhos obcecados Ilumina nosso livre-arbítrio
Por que teu é o Reino, o Poder e Glória para sempre