A Influência de Jesus na Formação da Pátria Brasileira

Palestra Virtual
Promovida pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Palestrante: Geraldo Guimarães
Aracaju/SE
04/11/2000

Organizadores da palestra:

Moderador: "jaja" (nick: [Moderador])
"Médium digitador": "jaja" (nick: Geraldo_Guimaraes)

Oração Inicial:

<jaja> Senhor Jesus, agradecemos por mais esta oportunidade de estudo. Que tu possas estar conosco, intuindo-nos para que o que for necessário ao nosso aprendizado possa ser tratado aqui na noite de hoje.

Que as tuas bênçãos continuem a se derramar sobre nós, hoje e sempre. Assim, damos por iniciada mais uma palestra virtual, sob Tua proteção. Que assim seja!

Apresentação do Palestrante:

<Geraldo_Guimaraes> Meu nome é Geraldo Guimarães, tenho 64 anos e sou espírita há 48 anos, aproximadamente. Moro no Rio de Janeiro, sou presidente do Grupo Espírita Caminho da Esperança, cooperador do Lar Fabiano de Cristo, que mantém 245 instituições, aproximadamente, em todo o Brasil, mantendo 70 mil pessoas mensalmente.

Sou um dos coordenadores do programa espírita de televisão, "Despertar de Um Mundo Melhor", patrocinado pelo Lar Fabiano de Cristo e pela CAPEMI, exibido na TV Educativa do Rio de Janeiro para todo o Brasil, durante uma hora, todos os domingos, de 07:00 às 08:00 h da manhã.

Faço palestras há mais de 45 anos, desde a minha juventude, em todo o Brasil e no exterior. (t)

Considerações Iniciais do Palestrante:

<Geraldo_Guimaraes> Segundo Emmanuel e outros benfeitores espirituais que dirigem o movimento espírita brasileiro, há 5 bilhões de anos atrás, Jesus, um espírito perfeito, com seus colaboradores, foi encarregado de desenvolver a evolução de uma parte da explosão solar que Ele denominou planeta Terra.

Na Era Quaternária, pediu a Deus que abençoasse o seu trabalho e a Terra toda foi envolvida pelo gérmen da vida, pelos seres unicelulares, que Ele desenvolveu construindo toda a flora e fauna do planeta.

Nesse processo, surgiu o homem, que recebeu, desde o início, a sua ajuda divina, para desenvolver-se cada vez mais, buscando a perfeição.

Trouxe habitantes de outros mundos, principalmente do sistema de Cabra ou Capela, espíritos altamente desenvolvidos intelectual, tecnológica e cientificamente, sem valores morais definidos, que habitaram o nosso planeta nas eras primitivas, ajudando a desenvolver a cerebração e o corpo dos terrestres, corpos que eles habitaram durante alguns milênios, criando as grandes civilizações do passado, nas quais reaprenderam a viver com dignidade, resgatando o pretérito infeliz e habilitando-se a voltar para as plagas siderais.

Jesus, o governador da Terra, sempre esteve atento, manipulando as vidas, as sociedades, as nações, promovendo as experiências e modificações indispensáveis à evolução moral, intelectual e espiritual dos homens. Quando necessário, criou nações e povos, retirou homens de umas plagas para outras, ajuizando a vida segundo seus critérios divinos.

Deixou uma parte física da Terra para ser descoberta no futuro, quando Ele deveria estabelecer as bases de uma nova era na história do pensamento.

As Américas se tornaram os depósitos de esperanças para o futuro, onde Ele colocou povos especializados. Na América do Norte os antigos romanos, que estruturaram uma nação poderosa, baseada eminentemente no direito, no respeito às leis.

Na parte do sul, ele criou um país continental, o Brasil, em cuja intimidade fez nascer espíritos de várias culturas, de várias nações, construindo uma nação heterogênea, fortalecida na paz e na simplicidade pelos benfeitores espirituais e divinos, que aguardavam o momento para estabelecer a verdadeira missão do Brasil: Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.

A nação brasileira, muito rica em valores naturais, será o celeiro de recursos para os povos mais pobres do planeta e já é um celeiro imenso de riquezas espirituais.

Através da revelação espírita que esclarece o ser humano sobre a sua origem, a sua natureza, o seu destino e o verdadeiro sentido da vida, afirmando que Deus existe, o criador do Universo, que o homem é constituído de corpo e de espírito. Corpo perecível, espírito eterno.

Vivendo duas expressões de uma mesma vida: a material e a espiritual, permitindo o intercâmbio entre os dois mundos, a continuidade da vida e do amor, a evolução através das reencarnações, a mais bela página da justiça que a humanidade conheceu, pois permite através das vidas sucessivas, a renovação de todos os valores, o resgate de todos os equívocos e o desenvolvimento do ser divino, pois todo espírito foi criado um dia simples e ignorante, à imagem e semelhança de Deus.

No momento certo, Jesus transferiu a doutrina espírita nascente, que se constituirá na França para as terras do Brasil, construindo aqui o celeiro de riquezas espirituais para toda a Terra.

Desse país, se derrama sobre o orbe a filosofia espírita, a mais liberal filosofia que o mundo já conheceu, que respeita todas as experiências terrestres, ajudando as criaturas a compreender o verdadeiro sentido da vida, no momento em que ela, experiente e madura, desperta para a consciência plena e para a sua participação como herdeiro de Deus na construção de uma nova era.

Jesus envolve a terra brasileira nas suas bênçãos, para que ela cumpra seus objetivos e as suas metas, assim como nos mais variados períodos da história envolveu nações e povos para que cumprissem os seus objetivos.

Hoje, o Brasil é o grande exportador do cristianismo redivivo, nas suas teses abençoadas, que valorizam a Terra, as nações, todos os povos e todos os seres. Ecologia ambiental, ecologia social e ecologia pessoal. (t)

Perguntas/Respostas:

<[Moderador]> [01] <estas_dangxere_tro_ofte_pravi> Já vou entrar na dúvida padrão: Jesus governa a Terra?

<Geraldo_Guimaraes> Jesus é o governador da Terra e com outros espíritos do seu nível dirige o sistema solar, segundo Emmanuel, principalmente, no livro "A Caminho da Luz". (t)

<[Moderador]> [02] <jaja> Existe a possibilidade de falha nesta missão do povo brasileiro?

<Geraldo_Guimaraes> Existe, mas sempre com as possibilidades de Jesus reorganizar Seus planejamentos, pois Ele antevê o futuro. O que importa é a macro-visão espírita da vida, que Ele pode fazer vicejar no próprio Brasil, de outra forma, ou noutras plagas do Planeta. Hoje, amanhã ou mais tarde. (t)

<[Moderador]> [03] <jaja> Quando falamos do Brasil como "Pátria do Evangelho", não estaríamos restringindo o desenvolvimento dos ensinos de Jesus apenas por aqui?

<Geraldo_Guimaraes> Não. Estamos evidenciando, estamos fortalecendo, porque noutras partes do planeta a palavra do Cristo é prisioneira da letra, formando religiões altamente elitistas. A visão espírita do pensamento de Jesus é universalista, é altamente liberal, acreditando que o que salva o homem não é ser espírita, é ser bom.

Sendo o homem de qualquer religião, ou mesmo ateu, se ele for bom, gerará altas vibrações espirituais que o identificarão com as regiões superiores da vida.

A importância da Doutrina Espírita na vida é a de esclarecer com mais propriedade o homem sobre as leis materiais e espirituais, fazendo-o encontrar com mais facilidade os caminhos da auto-libertação e da alo-libertação. (t)

<[Moderador]> [04] <estas_dangxere_tro_ofte_pravi> Sim, se apenas Emmanuel afirmou isso, podemos colocar essa afirmação de Jesus governar a terra com ressalvas?

<Geraldo_Guimaraes> Não. Allan Kardec, também em "A Gênese", se refere à postura divina de Jesus como governador, assim como Ignotus, Joanna de Ângelis, Amélia Rodrigues e outros espíritos, através do médium Divaldo Pereira Franco. (t)

<[Moderador]> [05] <jaja> Quando falamos no Brasil como "celeiro", ficamos na dúvida devido aos diversos problemas sócio-econômicos que hoje enfrentamos em nosso país. Este celeiro não seria apenas espiritual? Como entender melhor isso?

<Geraldo_Guimaraes> Segundo os especialistas, até hoje o Brasil só retirou 7% do petróleo que existe no seu subsolo. As suas reservas minerais são praticamente intocáveis. As reservas florestais ainda são imensas. A plataforma continental, que envolve o Brasil de norte a sul, é depósito de recursos quase infinitos. A sua capacidade fluvial é uma das maiores do mundo. E as terras imensas, inabitadas, virgens, guardam possibilidades incontáveis de realizações e de possibilidades.

É uma nação praticamente intocada no que diz respeito à fauna, à flora, de recursos minerais e outros. São dados técnicos de especialistas que analisam este país continental. (t)

<[Moderador]> [06] <jaja> E a influência de Jesus para o desenvolvimento deste país, atualmente, só se dá através dos espíritas?

<Geraldo_Guimaraes> Não. Segundo os benfeitores espirituais, o capitão Maurício, antigo lidador romano, com os seus colaboradores, há décadas vêm envolvendo as forças militares brasileiras, minimizando exageros e abusos, tentando instituir uma visão espiritual da visão e da força.

No campo político e econômico, mensageiros têm se destacado, procurando manter a dignidade, a austeridade. Rui Barbosa, D. Pedro II e outros notáveis lidadores do progresso, em nome de Jesus, estiveram e estão ao lado do Brasil.

O próprio Kardec brasileiro, Dr. Bezerra de Menezes, introduziu-se na política nacional, durante muitos anos, dignificando esse aspecto da administração social do povo, com a sua austeridade moral ímpar.

Na educação, nas artes, na medicina, em todos os setores, o exército do bem trabalha incessantemente para que os habitantes do Brasil, muitos falidos e vencidos, de várias partes da Terra, possam se renovar moralmente e participar da nova estrutura da vida que se avizinha no 3º milênio, na chamada Era de Aquário, no mundo de regeneração. Em toda a parte, na Terra toda, incansável número de servidores trabalha.

Afirmam os benfeitores que temos, além dos 6 bilhões de habitantes da Terra, encarnados, mais 6 bilhões desencarnados, parecidos com o homem.E, certamente, 12 bilhões de espíritos bons, superiores, que envolvem toda a vida, em nome de Jesus, colaborando com a evolução, sem a imposição típica dos deseducados e infelizes, convencendo, sugerindo, sem impor, sem obrigar. (t)

<[Moderador]> [07] <sharpzz> o Brasil esta atendendo aos planos superiores de semear a boa nova do Espiritismo?

<Geraldo_Guimaraes> Está. Hoje, temos 8.000 instituições espíritas, aproximadamente, no país; 20.000 instituições espíritas de assistência social; aproximadamente, 500 jornais espíritas, 1000 programas de rádio, 8 programas espíritas de televisão; são 50 as editoras espíritas no país, editando hoje 4000 livros; 80 milhões de exemplares de livros espíritas já foram editados e vendidos; atualmente, há 400 traduções de livros espíritas de Chico Xavier para outros idiomas; 35 traduções de livros espíritas de Divaldo Pereira Franco, também traduzidos para outros idiomas.

O movimento espírita mundial, que existe na atualidade, é praticamente conseqüência de espíritas brasileiros que se radicaram além das fronteiras da pátria.

A manutenção do ideal espírita no mundo se tem dado, nos últimos 50 anos, através da palavras de Divaldo Pereira Franco, que já esteve em todos os continentes, em centenas de cidades, proferindo milhares de conferências, constituindo instituições, constituindo livros em outros idiomas.

Pelo trabalho de José Raul Teixeira, de Ana Guimarães e de tantos outros divulgadores da mensagem espírita, que têm varrido toda a Terra, levando o pensamento cristão-espírita, incentivando o progresso da humanidade.

Podemos dizer que o Espiritismo mundial, atuante e belo na atualidade e em crescimento é o reflexo do Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho.

Segundo pesquisa norte-americana sobre a beneficência mundial, constatou-se que a nação mais beneficente da terra são os Estados Unidos da América do Norte, em segundo lugar a Inglaterra e em terceiro lugar o Brasil. Segundo essa pesquisa, temos 245.000 instituições beneficentes, 16.000 fundações voltadas para o social.

O nosso modelo do serviço social espírita tem colaborado com movimentos de toda a Terra, pelo seu significado de realização, otimizando os melhores esforços para resultados felizes.

Do mundo inteiro, aporta no Brasil faiscadores de beleza, de realizações nobilitantes, levando nosso modelo para o exterior.

Logo, o Brasil, nesses aspectos citados, é uma das mais belas expressões de trabalho, de realização e de modelo permanente. (t)

Considerações Finais do Palestrante:

<Geraldo_Guimaraes> Este é um momento muito especial. Ainda segundo os benfeitores da espiritualidade maior, a Terra se aproxima de uma nova era. O novo século que se inicia é a aurora de um mundo novo. Teremos o século da arte, o século da religião, o século do amor, segundo disse Divaldo Pereira Franco.

Espíritos notáveis, lidadores do progresso, já estão reencarnados e se reencarnando, para que o novo milênio comece com alternativas felizes para que o homem levante bem alto a chama da esperança.

Dizem que dentro de 50 anos, aproximadamente, a beleza dos vates renascentistas renascerá na Terra. A religião e o amor se transformarão em grandes alternativas de felicidade.

Acreditamos que a descoberta do eu, essa viagem que se faz no presente ao mundo interior, o século da consciência desperta, permitirá a criatura ver-se na sua origem, compreender a sua natureza, visualizar o seus destino, aceitando-se como homem material e, acima de tudo, como homem espiritual e Deus como o grande condutor da vida.

Diz Joanna de Ângelis que a bênção da Doutrina Espírita hoje é oportunidade que não pode ser desconsiderada e que o amor é o hálito de Deus fecundando a vida. Muita Paz! E obrigado! (t)

Oração Final:

<jaja> Senhor Jesus, agradecemos por esta oportunidade de estudo de Tuas verdades, através da luz da Doutrina Espírita. Que possam ser sempre renovados estes momentos de estudo, para que possamos aprender cada vez mais qual é o nosso papel diante da vida. Fica conosco, hoje e sempre! Graças a Deus!