O Egoísmo

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
em conjunto com o Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br

Palestrante: Amália Silveira
Rio de Janeiro
22/01/1999

Organizadores da palestra:

Moderador: "Luno" (nick: <[[Moderador]]>) "médium digitador": Helena (nick: Amalia_Silveira)

Oração Inicial:

<jaja> Senhor Jesus, aqui estamos mais uma vez reunidos em teu nome buscando, através do estudo da Doutrina Espírita o aprendizado necessário à nossa caminhada segura na Terra. Pedimos, como sempre o fazemos, a tua proteção, o amparo dos amigos espirituais que nos dirigem esta tarefa, de modo a que possamos ter o máximo de aproveitamento no encontro desta noite. Que Deus possa abençoar nossa querida Amália, dando-lhe tranqüilidade e equilíbrio em suas palavras. Fica conosco, Senhor, agora e sempre. Que assim seja!

Apresentação do palestrante:

<Amalia_Silveira> Freqüento o Centro Espírita Léon Denis há trinta anos e aprendi muito com os ensinamentos e hoje participo dos estudos como instrutora e sou médium da casa. (t)

Considerações iniciais do palestrante:

<Amalia_Silveira> O Egoísmo, chaga da Humanidade, como nos ensina "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "O Livro dos Espíritos" tem sido um grande empecilho para a felicidade real dos homens, originário de um sentimento instituído em nós por Deus pelo instinto de conservação, não conseguimos ainda, apesar de sermos velhos em espírito, exercê-lo no seu limite segundo a Lei de Deus. (t)

Perguntas/Respostas:

<[[Moderador]]> [1] <Lilian> Gostaria de saber por que sempre que falamos de filho único, logo se associa a uma pessoa egoísta; isso tem algo relacionado com pendências de vidas passadas, ou é apenas um comentário comum? E caso tenha esta relação com outras encarnações, por que elas acontecem?

<Amalia_Silveira> É importante verificarmos que ser filho único tem sua importância na Lei de Deus, porque não existe acaso. Porém nem sempre é o fato de ser um filho único que determina a existência de problemas, mas sim as características do ambiente em que vive como única criança, que pode transformá-la em pessoa egocêntrica, mimada, superprotegida, dependente e retraída. Se cada pessoa é diferente e vive uma situação diferente (que pode ser um filho único), o caminho certo é ajudar a criança a adquirir uma individualidade dentro do meio que a cerca. Quanto aos pais egoístas que criam o filhos egoístas, carregam uma grave dependência psíquica na criança. (t)

<[[Moderador]]> [2] <jaja> Por que o egoísmo é considerado um dos piores vícios morais do ser humano?

<Amalia_Silveira> Porque se apóiam na importância da personalidade que a coloca acima de todas as outras criaturas, não considerando o sentimento de ninguém, a não ser o seu. Por isso é considerado como chaga da Humanidade por gerar todos os sentimentos negativos que dificultam o relacionamento de amor fraterno entre as criaturas. Por exemplo, a vaidade, o menosprezo, o desprezo, a ingratidão, os preconceitos, etc. (t)

<[[Moderador]]> [3] <Caminheiro> Querida irmã Amalia! Boa noite! Eu gostaria de te perguntar: Qual a relação entre egoísmo e evolução? Seria o egoísmo um entrave para chegar-se ao "Homem Total"?

<Amalia_Silveira> O Egoísmo, como já dissemos, nasce do sentimento inato do instinto de conservação, para que o Espírito possa conservar a própria vida aprendendo a gostar de si mesmo e gostar de viver. Porém, no excesso que se acresceu nesta vontade, ou neste gostar de viver ele criou uma dificuldade que é realmente um entrave para a sua evolução. Porque nós só conseguimos evoluir quando conseguimos desenvolver todos os nossos sentimentos, inclusive o gostar de nós mesmos dividindo com outro e amando com outro também.(t)

<[[Moderador]]> [4] <jaja> Mesmo tendo consciência dos males do egoísmo em nossas vidas, difícil se torna nos livrarmos dele. Por que isso se dá? Por que nos cristalizamos tanto ainda neste vício moral?

<Amalia_Silveira> Você mesmo deu a resposta, nos cristalizamos nele, criamos o automatismo que é uma dificuldade para nós modificarmos esta situação, o que fazer? Amar, amar e amar, dividir, dividir e dividir, é o sentido da caridade, que é o seu antídoto! (t)

<[[Moderador]]> [5] <Juliane-BH> Como poderíamos distinguir o limite entre o amor próprio e o egoísmo?

<Amalia_Silveira> O amor próprio é fruto do egoísmo. A diferença do gostar de nós mesmos dentro do limite da lei está no excesso da importância que damos a nós mesmos. Igualemo-nos ao outro e encontraremos o equilíbrio do amor próprio. (t)

<[[Moderador]]> [6] <Nostres> A pessoa já nasce egoísta, ou este traço se desenvolve com o tempo?

<Amalia_Silveira> Ela traz em germe o sentimento do gostar de si mesmo, repetindo, pelo extinto de conservação para ser desenvolvido por si mesmo no processo de evolução e progresso. (t)

<[[Moderador]]> [7] <jaja> Quando identificamos em nós uma característica egoísta, como devemos agir para combatê-la?

<Amalia_Silveira> O Egoísmo está na importância excessiva da personalidade em nós mesmos. Para podermos modificar esta situação temos que aprender a ajudar o outro a sentir que ele também tem o seu grande valor e mostrando a ele que é tão importante quanto eu. (t)

<[[Moderador]]> [8] <Nostres> Quando gostamos de alguma pessoa que faz parte de nosso dia-a-dia e ela deixa de conviver conosco para se unir a outros amigos, seria egoísmo o fato de nos sentirmos incomodados com sua partida?

<Amalia_Silveira> Será egoísmo se eu me sentir ofendido ou magoado achando que a pessoa não podia fazer aquilo comigo, estaria desta forma sendo egoísta porém se eu realmente a amo compreenderei o seu direito de escolha. (t)

<[[Moderador]]> [9] <Nostres> A educação dos pais contribui para desenvolver esta característica nas crianças? Se contribuiu, o que fazer para melhorar isso?

<Amalia_Silveira> Na fase infantil, a tarefa dos pais é ajudar os filhos a conduzir-se com equilíbrio, geralmente a conduta dos pais e sua filosofia de vida agem sobre a criança plasmando-se uma nova matriz à sua já existente bagagem espiritual. Desde pequenina podem os pais observar pelas tendências se esse sentimento está presente na criança e o trabalho educativo é tolher neles quando lhe está sendo prejudicial. A fase de infância é a principal no processo educativo.(t)

<[[Moderador]]> [11] <Nostres> Seria egoísmo se a pessoa que está casada, ao amar outro, saia do lar deixando os filhos e o cônjuge para viver seu outro amor?

<Amalia_Silveira> Sim, é egoísmo! Porque não temos o direito de interferir no comprometimento de vida em família, ou seja, o compromisso de casamento já foi feito com a outra pessoa, e eu não posso pensar somente em mim, se essa atitude irá causar o mínimo de dor naquele lar.(t)

<[[Moderador]]> [12] <Nostres> Seria egoísmo pedir o divórcio após casada há 21 anos, com alguém que passou a beber em demasia, descontrolando-se em seus atos, tornando-se por demais agressivo além de possuir casos extra conjugais?

<Amalia_Silveira> Na vida conjugal não existe a necessidade de se viver com a outra pessoa quando já não há o sentimento de amor que deveria alimentar aquela união. "Julgas que Deus te constrinja a permanecer junto aos que te desagradam?" ("O Livro dos Espíritos") Lembre-se, houve entre vocês um compromisso de vida em comum, que em muitas situações o verdadeiro amor que gera a compreensão e a tolerância consegue vencer a dificuldade ajudando o outro a se reerguer. Senão poderá ficar para outra ocasião, a Misericórdia Divina permite.(t)

<[[Moderador]]> [13] <terraplaneta> Qual a relação entre egoísmo e idolatria, há alguma? Neste raciocínio, em caso afirmativo, não será a egolatria o problema-chave da Humanidade atual?

<Amalia_Silveira> Ambos estão ligados ao excesso do sentimento de amor ao outro, que é igual a paixão exacerbada.(t)

<[[Moderador]]> [14] <Nostres> Seria considerado como sendo egoísmo a avó que cuida de seu neto durante toda a semana, não aceitar cuidar dele nos finais de semana para que sua filha possa sair com seu marido?

<Amalia_Silveira> Querida vovó, não há egoísmo quando o trabalho tem por objetivo educar o outro ,isto é, já que seus filhos trabalham a semana toda é natural e necessário que fique com os pais. O divertimento ficará para segundo plano. (t)

<[[Moderador]]> [15] <Nostres> Como lidaríamos com isso num mundo onde se destacar é que na maioria das vezes, garante um lugar ao sol?

<Amalia_Silveira> No livro "Dores da Alma", diz-nos o seguinte: "A vaidade é filha legítima do egoísmo, pois o vaidoso é um cego: somente sabe ver a si próprio. Ora, essa importância ao sentimento de personalidade da qual os Espíritos de escol se reportam nada mais é do que a vaidade. Além da Educação familiar, os jornais, as revistas, os telejornais, ou seja, a mídia, criam todo um mercado de personalidades prósperas mostrando suas fotos superproduzidas e seu modo de vida na opulência. Aí, temos que pensar: o que é mais importante? Eu me destacar na sociedade, ou fazer a felicidade de meu filho criando-o com amor e equilíbrio? (t)

<[[Moderador]]> [16] <Caminheiro> De que forma a educação integral pode auxiliar-nos a superarmos o egoísmo em nossa sociedade?

<Amalia_Silveira> A Educação Integral é aquela que abrange a vida do filho em todos os sentidos, físico, moral e espiritual. Se fazes isso, estarás combatendo o egoísmo.(t)

<[[Moderador]]> (17) <Stone> Querer ser o melhor profissional em sua área, ser melhor que os demais, é egoísmo ou desenvolvimento necessário?

<Amalia_Silveira> Depende de como você se sente diante do outro com esta valorização. Você pode saber muito mas tudo que sabes terás como dever ensinar o outro.(t)

<[[Moderador]]> (18) <Stone> Querer trazer o melhor para os filhos e dar o conforto é estimular o egoísmo neles?

<Amalia_Silveira> Estimular o egoísmo não é dar conforto ou dar o melhor, que é o nosso dever, porém, fazer com que eles se sintam mais importantes do que os outros, isto é o egoísmo! (t)

Considerações finais do palestrante:

<Amalia_Silveira> "O Egoísmo assenta na importância da personalidade e enfraquecerá a proporção que a vida moral for predominando sobre a vida material e sobretudo com a compreensão que o Espiritismo vos faculta levando-nos ao conhecimento de nós mesmos que é a chave do progresso individual", ("O Livro dos Espíritos") Quando estivermos em dúvida no combate ao egoísmo em nós, lembremos da assertiva de Jesus, do amar ao outro como a nós mesmos, fazendo ao outro aquilo que desejamos que o outro nos faça. O maior antídoto para o egoísmo é a caridade. Por isso, a bandeira do Espiritismo trazida por Kardec, é: "Fora da caridade não há Salvação".(t)

Oração Final:

<Faith> Paizinho querido, amados irmãos que nos acompanham, estamos aqui mais uma vez reunidos no intuito de aprendermos um pouco mais sobre esta doutrina que tanto nos ajuda. Pedimos, irmãos, que não nos deixem fraquejar neste caminho que nos dêem a mão, nos intuam, nos socorram para que mais rápido possamos trilhar o caminho do amor. Abençoem nosso amado Canal #Espiritismo e todos que dele participam. Que assim seja!