Os 38 "milagres" de Jesus na visão espírita

Ivan René Franzolin

O espiritismo adota o conceito da ciência quanto aos fenômenos denominados de milagres, entendendo que eles, simplesmente não existem! A ciência parte da premissa que a natureza obedece a leis naturais; sua função é descobrir essas leis e agir sobre as causas, para fazer que o mesmo fenômeno se reproduza quando for desejado. Quando um determinado fenômeno não se explica com as leis já conhecidas, a ciência segue dois caminhos: considera que houve algum tipo de artifício/mal-entendido ou que é preciso estudar e pesquisar mais sobre o assunto. Em relação as ocorrências contidas nos evangelhos, a ciência tem preferido seguir apenas pelo primeiro caminho.

A ciência espírita, embora também se baseie na existência de leis naturais, difere da ciência oficial, por acreditar que elas atuam sobre a parte espiritual da criação, refletindo na matéria. Difere ainda, de modo fundamental, quando aceita a existência e o uso de um sentido novo conhecido por mediunidade, além dos cinco conhecidos, para aplicar os métodos experimentais necessários ao exame e estudo científico dos fatos.

Para o espiritismo, sendo perfeito Criador — perfeitas são suas leis e naturais os fenômenos da vida. É difícil para nós — os humanos, imaginarmos um sistema perfeito que atenda a todas as necessidades sem apresentar qualquer desvantagem e ainda possa acompanhar a transformação do mundo, trazendo só benefícios e assegurando um bom destino a toda a criação, variando apenas a dimensão temporal.

Paradoxalmente à perfeição absoluta que entendemos o Criador, acabamos pensando que há erros, injustiças, esquecimentos. Acabamos imaginando que precisamos alertar e pedir constantemente a interferência divina em nosso dia-a-dia. Acabamos concluindo que Deus atende aos desejos de uma minoria privilegiada, curando uns, oferecendo uma sobrevida a outros, mas deixando multidões submetidas aos mais diferentes tipos de sofrimento. O espiritismo veio explicar, ou melhor, dar as primeiras explicações sobre a lei de ação e reação que faz repercutir em cada um os seus próprios atos e pensamentos, a lei de cooperação, a lei de sintonia, a lei de progresso, a lei de justiça e outras tantas que apesar de derrubarem nossa crença nos milagres, faz engrandecer ainda mais nossa compreensão de Deus, aumentando nossa confiança, trazendo explicações e consolo em nossos problemas, dando forças para enfrentar as dificuldades, motivando e oferecendo subsídios para a nossa transformação interior rumo à felicidade plena.

Historicamente, o homem sempre necessitou do amparo da dor ou do fenômeno surpreendente, para acreditar em Deus, em si mesmo e nas forças naturais do universo que escapam ao exame dos sentidos comuns. Por isso os milagres tem tido um papel relevante na transformação moral do homem. Todavia, na medida em que os ser cresce e se desenvolve, deixa para trás o período natural de infância e passa a não precisar dos mesmos estímulos para sentir, crer e entender. A doutrina espírita atinge primeiro os seres que almejam mais conhecimentos e anseiam pela depuração de seus sentimentos.

Acima de toda a nova compreensão que hoje temos, os milagres ainda nos encantam, particularmente aqueles ocorridos pela influência do mestre Jesus. É fascinante ler e estudar esses fenômenos, procurando descobrir suas causas, as leis que os regem, sabendo que eles estão disponíveis para todos nós, aguardando nossa capacitação. É fascinante acompanhar o desenrolar dos milagres e procurar desvendar a beleza contida na intenção e nos sentimentos que originam cada um, próprios de um ser evolutivamente muito acima de nós. Precisamos ver o que cada fato extraordinário está tentando nos dizer. Como eles foram produzidos tem uma importância secundária, face ao que eles podem significar e ensinar sobre a natureza espiritual do homem.

O quadro a seguir mostra 38 fenômenos relatados nos quatro evangelhos, ocorridos pela intervenção direta ou indireta de Jesus. Lucas apresenta o maior número: 25, talvez por seu interesse em medicina e João relata apenas 10. A maior parte dos "milagres" trata de curas. Somente dois são relatados nos quatro evangelhos, treze aparecem em três evangelhos, 9 em dois evangelhos e 14 apenas em um evangelho. Confira.

Relação dos 38 "milagres" de Jesus

Fenômenos com a natureza

Mateus

Marcos

Lucas

João

1 Multiplicação dos pães 14:13-21 6:30-44 9:10-17 6: 1-15
2 Tempestade amainada 8:23-27 4:35-41 8:22-25
3 Andar sobre as águas 14:22-33 6:45-52 6:16-21
4 Segunda multiplicação dos pães 15:32-39 8: 1-10
5 Dessecação da figueira 21:18-22 11:12-14
6 Pesca surpreendente 5: 1-11 21: 3-14
7 Transformação da água em vinho 2: 1-11
8 Escuridão no céu 27:45 15:33 23:44

Fenômenos com Jesus

Mateus

Marcos

Lucas

João

1 Passa incólume pelos inimigos 4:29-30 8:59
2 Transfiguração 17: 1- 3 9: 2- 4 9:28-30
3 Ressurreição 28: 1- 7 16: 1- 8 24: 1-12 20: 1-10

Curas

Mateus

Marcos

Lucas

João

1 A sogra de Pedro 8:14-15 1:29-31 4:38-39
2 Um leproso 8: 2- 4 1:40-45 5:12-16
3 Um paralítico 9: 1- 8 2: 1-12 5:17-26
4 A mão atrofiada 12: 9-14 3: 1- 6 6: 6-11
5 A mulher hemorrágica 9:20-22 5:25-34 8:43-48
6 Os cegos de Jericó 20:29-34 10:46-52 18:35-43
7 O filho do oficial romano 4:46-54
8 O criado do centurião 8: 5-13 7: 1-10
9 Os dois cegos 9;27-31
10 O surdo-mudo 7:31-37
11 O cego de Betsaida 8:22-26
12 O hidrópico 14: 1- 6
13 Os dez leprosos 17:11-19
14 A orelha do servo do Sumo-sacerdote 22:50-51
15 O enfermo no tanque de Betesda 5: 1-18
16 O cego de nascença 9: 1-41

Exorcismos

Mateus

Marcos

Lucas

João

1 O possesso de Gerasa 8:28-34 5: 1-20 8:26-39
2 O possesso de Cafarnaum 1:21-28 4:33-36
3 A filha da mulher cananéia 15:21-28 7:24-30
4 Maria Madalena 16: 9 8: 2

Exorcismos com cura

Mateus

Marcos

Lucas

João

1 O menino mudo e epilético 17:14-21 9:14-29 9:37-43
2 O possesso mudo e cego 12:22-23
3 O possesso mudo 9:32-34 11:14
4 A mulher encurvada 13:10-17

Voltar à vida

Mateus

Marcos

Lucas

João

1 A filha de Jairo 9:18-26 5:21-43 8:40-56
2 O filho da viúva de Naim 7:11-17
3 Lázaro 11: 1-44