Santa na janela

14/10/2002 - Gostaria de saber como e porque acontecem essas aparições de santas (Ferraz de Vasconcelos) e o que pode acontecer quando os fiéis comparecem aos milhares ao local para ver, rezar, e pedir milagres, poderá acontecer algum milagre através do ambiente manipulado pelas vibrações das orações?

Prezado D. Como e porque acontecem as aparições como a que está em voga no momento, difícil responder, porque em primeiro lugar teríamos que saber se a aparição é real. Levando em consideração que seja, consideramos que ao acontecer num meio católico, só poderia ser representado por algum santo ou santa, ou por Maria, mãe de Jesus. Entretanto, precisamos lembrar a advertência de Charles Richet, que o vidente está sujeito às suas crenças.

Logicamente a aparição de um espírito superior, mesmo que seja numa impressão gráfica, ou na vidraça, é revestido com as formas da crença das pessoas. Achamos positivo no sentido de estar despertando a espiritualidade em muitos corações.

O Espiritismo explicaria através dos fenômenos mediúnicos. Poderíamos fazer uma analogia com a escrita direta, ou pneumatografia dos fenômenos espíritas em que aparece palavras escritas ou desenhos num papel dobrado e guardado dentro de um livro fechado ou de uma gaveta trancada. Contudo, são apenas hipóteses, pois é preciso verificar a realidade do fenômeno.

Milagres, na acepção que se dá a essa palavra não acontecerão, porque milagres não existem, entretanto poderá ocorrer diferentes fenômenos mediúnicos, inclusive curas. Neste ambiente místico, fluidos magnéticos estão em ação, inclusive o ectoplasma próprio para materializações e curas.