O corpo de Jesus

28/12/2001 - O que aconteceu com o corpo do Cristo?

Prezada B. Este é um dos mistérios que assombram a humanidade, pelo menos aquela parte que não acredita que ele tenha ressuscitado e subiu com o seu corpo para o céu, dogma católico e protestante. Existem várias teorias, vamos citar duas.

1ª) a que prega que Jesus não morreu na cruz, que foi retirado com vida e reanimado posteriormente. Após isto, fugiu para a Índia, região da Caxemira, onde morreu com mais de setenta anos e teve vários filhos. Ali existe, ou existiu, o túmulo do profeta desconhecido. Um frágil fio de aranha daria alguma solidez a essa teoria. 1º o crucificado morria muito lentamente, após alguns dias, chegando ao ponto dos soldados fraturarem as pernas da vítima para apressar a morte. Quando José de Arimatéia foi pedir que Pilatos liberasse o corpo do Mestre para ser enterrado antes da Páscoa, Pilatos se admirou do fato dele já ter morrido, o que foi confirmado pelo comandante dos soldados que executaram a sentença. Esta teoria é especulativa, como muitas outras.

2ª) Os espíritos superiores teriam provocado minúsculas explosões atômicas no corpo sem vida e o teria consumido. Dizem que várias marcas no Sudário atestam essas microexplosões. Contudo, ao que parece o Santo Sudário não é verdadeiro, seria do ano 700 d.C. Para o Espiritismo, Jesus não ressuscitou. Suas aparições foram em corpo fluidico, ou perispírito. O corpo pode ter sido roubado pelo Sinédrio, para evitar a adoração do local, por um dos seus admiradores, como José de Arimatéia ou Nicodemus, ou pelos discípulos, para atestar que o corpo havia ressuscitado.

Entretanto, o que interessa realmente é o corpo da sua Doutrina, de paz, amor, perdão, solidariedade. O assunto já rendeu filmes e romances, oxalá renda cristãos verdadeiros, dispostos a sacrificar suas vidas em prol de um mundo melhor.