Reencarnação de espíritos inferiores

04/08/2003 - Gostaria de saber se toda reencarnação é programada pelo plano espiritual superior. Ou seja, pode os espíritos trevosos arquitetar reencarnações para atrapalhar alguma obra do bem?

A Doutrina Espírita afirma que ninguém reencarna para fazer o mal, contudo aqui chegando, se não desenvolveu fortes disposições para vencer os instintos inferiores, estes aparecerão com toda a certeza.

Somos de opinião que os espíritos que tenham algum mérito planejam o seu renascimento, mas os muitos atrasados nem mesmo sabem que precisam reencarnar, e renascem mesmo à sua revelia. Logicamente há espíritos superiores que cuidam disto e providenciam o melhor para esses espíritos.

Quanto aos espíritos inferiores, maldosos, acionarem por eles mesmos os mecanismos da reencarnação, com intenções de atrapalhar obras do bem, não acreditamos que seja possível. O que acontece é que espíritos maus, ao reencarnarem e saírem da fase infantil, são assediados pelos seus companheiros desencarnados que atuam sobre ele, vitalizando os desejos e tendências que eles tem dentro de si.

Seus desejos inferiores o colocam em franca oposição ao bem. Mesmo assim esses espíritos tem consigo protetores espirituais que se esforçarão para conduzi-lo ao bem, tarefa assaz difícil, mas meritória. Um dia todos compreenderão, como diz Léo Buscáglia, que a vida é um presente que nos é dado por Deus, mas o modo que vivemos é o nosso presente para Deus. Um dia todos aprenderemos a fazer da nossa vida um presente fantástico.