Batizados e sacramentos

06/08/2003 - Eu estou conhecendo a doutrina espírita agora, estou gostando muito , mas tenho muitas duvidas, eu gostaria de saber porque no centro espírita não se realizam batizados e outros sacramentos? O meu namorado é adventista e na religião dele não se promovem casamentos se a parceira não for adventista também, eu gostaria que o meu casamento fosse abençoado dentro da doutrina espírita...Isso pode acontecer?....

O Espiritismo não é uma religião formal, institucionalizada, e sim religião natural, por isso não tem sacerdotes, nem sacramentos, conseqüentemente os centros espíritas não podem realizar sacramentos como batizado, crisma, casamento, extrema-unção e outros equivalentes.

No dizer do Espírito Emmanuel, o Espiritismo é um processo libertador de consciências, para que a visão do homem alcance horizontes mais altos. Allan Kardec afirma que o Espiritismo alarga os horizontes da humanidade. Mediante essas afirmações, o Espiritismo não pode ser religião institucionalizada.

Você diz que gostaria que o seu casamento fosse abençoado pelo Espiritismo, porém você já viu que não existe o sacramento do casamento na Doutrina Espírita, mas você pode pedir a algum espírita que você conheça, fazer uma prece na sua casa ou no local da recepção. Contudo, isto deve ficar bem claro que não é um sacramento espírita.

Perguntamos se sendo o seu noivo Adventista, será que ele concordará com um espírita fazendo prece em seu casamento?

Como você disse, a Igreja Adventista só fará o casamento se você se converter. Qual será a idéia do seu noivo sobre isto?

Esclarecendo de modo concreto: não temos o sacramento do casamento no Espiritismo. O espírita respeita as leis civis, o casamento no cartório e mais do que isso, o casamento pelo amor, pelo coração.