Aliança Espírita e Federação Espírita

26/06/2003 - Por que a disciplina dos centros da aliança espírita é mais rigorosa que outros centros? Qual a diferença entre Edgar Armond e Allan Kardec? Qual a diferença entre a Federação Espírita e Aliança Espírita?

Os centros espíritas são instituições livres, que quando adotam a orientação Kardecista, se obrigam a ser coerentes com o que ensinou Allan Kardec. Maior ou menor rigor nesta ou noutra face das atividades dos centros, dependem de cada diretoria.

Não sabemos no que a Aliança Espírita Evangélica é mais rigorosa, pois não conhecemos a sua intimidade. Sabemos sim, que eles tem em alta conta os evangelhos, e acham que através dos evangelhos que o mundo pode se regenerar.

Há um estímulo muito forte para o que eles chamam de reforma íntima. Allan Kardec foi o codificador do Espiritismo, mas não foi apenas isto, pois ele foi também, elaborador, construtor da doutrina, juntamente com os espíritos superiores. Edgard Armond foi um seguidor do Espiritismo. Grande organizador, fez todo o plano das escolas da Federação Espírita do Estado de São Paulo, dando a impulsão para as escolas de espiritismo que depois surgiram em muitos lugares.

A sua tese no 1º Congresso Espírita do Estado de São Paulo, em 1947, foi vitoriosa e dali nasceu a União Social Espírita, que se transformou mais tarde em União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Foi o criador da Aliança Espírita Evangélica, juntamente com alguns dos seus mais diretos colaboradores. Entretanto, Edgard Armond tinha grande conhecimento das doutrinas orientalistas e há os que o acusam de orientalizar o Espiritismo.

Criou os passes padronizados e os denominou Pasteur 1 – 2 – 3 etc – sendo cada tipo de passes, com inúmeros movimentos das mãos, para cada tipo de problema. Tanto a FEESP como a Aliança são entidades que federam centros espíritas e colocam nos centros federados os seus modelos de Doutrina e os seu cursos de Espiritismo.