Princípio inteligente

20/03/2003 - Eu gostaria de ouvir mais esclarecimento sobre: princípio inteligente, matéria orgânica e inorgânica.

Deus não cria os espíritos prontos e acabados, e sim o Princípio Inteligente, que como Mônadas, são internadas na matéria, de onde inicia a sua evolução, rumo à razão. O Princípio Inteligente passa pelos reinos inferiores, com o mineral, o vegetal e o animal. Ali está o protótipo do futuro espírito.

Essa evolução é lenta, sendo que cada estágio se calcula por milhões, ou quiçá bilhões de anos. Dos mamíferos superiores o Princípio inteligente vai passar ao reino hominal, tendo as suas primeiras encarnações em homens primitivos, em mundos primitivos.

É o momento em que O Livro dos Espíritos assinala que o Espírito é criado por Deus simples e ignorantes. Quanto à matéria o Dicionário de Filosofia Espírita, de L. Palhano Jr. diz que é o último estágio de condensação ou agregação do fluido cósmico universal ou matéria primitiva do universo.

Substância que em diversos graus de densidade, constitui o universo conhecido em suas dimensões espaço-tempo, sem ainda ser possível discernir sobre seus limites macro ou microcósmico. Instrumento de que o espírito se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo exerce a sua ação. A matéria orgânica é aquela que tem vitalidade, ou vida, pulsão. E a inorgânica é matéria bruta sem sensibilidade ou pulsão.