Tamanho
do Texto

Nós somos os anjos ou demônios bons ou maus

O que aprendemos sobre os anjos e os demônios bons e maus na nossa cultura judaico-cristã está errado por interpretação literal da Bíblia pelos teólogos antigos.

É isso que vamos tentar demonstrar nesta coluna de hoje e que é uma das provas contundentes de que há mesmo erros no cristianismo que precisam ser corrigidos com urgência, pois, muito prejudicam-no, desacreditando-o entre os que estudam a Bíblia com a devida atenção e, principalmente, de modo racional. Aliás, como tenho dito muito, ela não é a palavra de Deus, mas de homens sobre Deus.

Não é, por acaso, que os anjos e os demônios (em grego, “daimones” e no singular “daimon”) que eles sempre foram apresentados a nós, às vezes, com alguns apetrechos complementares, mas com a forte característica da forma humana, pois são mesmo espíritos humanos e não de outra espécie, como muitos cristãos e judeus pensam em consequência, como já foi dito, do ensino errado dos teólogos antigos e da interpretação também errada da Bíblia e até mesmo de erros dos que a escreveram.

Sem querer entrar na polêmica do criacionismo bíblico e o evolucionismo científico, pois no assunto desta matéria da minha coluna de hoje em O TEMPO, apenas quero demonstrar que se podem admitir, ao mesmo tempo, as duas teorias do criacionismo e do evolucionismo, já que a evolução (transformação) é um fato incontestável tanto nas coisas materiais quanto nas abstratas (intelectuais e filosóficas).

Retomemos, então, o assunto principal desta coluna sobre a verdade de que os anjos e os chamados demônios não são de outra espécie de espíritos não humana. Dizendo de outro modo, os “daimones”, ou seja, os espíritos humanos do Novo e do Velho Testamentos, ora são anjos bons, ora são anjos maus, lembrando que anjo (“aggelos” em grego) quer dizer em português ‘mensageiro’ ou ‘enviado’. Portanto, espírito humano em missão de enviado ou mensageiro ao nosso planeta Terra. Jesus é o Enviado número um, chamado de Enviado de Deus, na verdade, Enviado da Espiritualidade Maior.

Sobre o ensino errado dos teólogos antigos sobre os anjos e os demônios, que repetimos, são espíritos humanos e que podem, pois, ser bons ou maus, se deve ao fato de aqueles teólogos pensarem, erradamente, que o mundo tivesse sido criado somente (4.000 anos antes ou 6.000 hoje), pela interpretação literal errada da Bíblia. Esse erro levou-os a pensarem que os anjos foram criados junto com o mundo. E assim, eles não tinham tido tempo suficiente para evoluírem, tornando-se anjos. Mas, na verdade, o mundo já era bem velho, e os anjos junto com ele já existiam desde remotas eternidades, podendo os anjos, inclusive, ser até procedentes de outros mundos

PS: Com este colunista, “Presença Espírita na Bíblia”, na TV Mundo Maior, e a tradução da Bíblia (NT) com notas inéditas lineares em negrito junto dos versículos que são comentados. Contato: Cássia e Cléia. contato@editorachicoxavier.com.br

 

Autor: José Reis Chaves

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior